Conheça a importância do ferro para a nossa saúde
O ferro é um mineral muito importante para a nossa saúde, principalmente devido ao fato de as hemoglobinas – células que transportam oxigênio no nosso sangue – necessitarem dele para manter suas funções orgânicas.
Quando os níveis de ferro estão estáveis, ele auxilia na distribuição de oxigênio pelo corpo, contudo, a insuficiência desse mineral acarreta em malefícios, como fadiga e anemia.
Benefícios
• Reduz a fadiga
O ferro pode ajudar a controlar aquela fadiga sem prévio diagnóstico clínico (em caso de patologia), que pode afetar homens e mulheres. Mesmo em alguém que não é anêmico, o baixo teor de ferro ainda pode reduzir os níveis de energia. Isso é especialmente comum em mulheres durante seus anos reprodutivos.

• Mantém o sistema imunológico em dia
O ferro desempenha um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico. Esse mineral promove a hemoglobina (que tecnicamente fornece oxigênio para células, tecidos e órgãos danificados, em processo de regeneração) e é necessário para a capacidade do corpo de combater doenças e infecções.

Portanto, o baixo nível de ferro pode prejudicar a função imunológica, o processo de cicatrização e a morte de células, inclusive, aquelas do sistema imunológico.
Problemas causados por ausência ou ingesta insuficiente
• Anemia ferropriva
A anemia ocorre quando a hemoglobina está abaixo dos intervalos normais. Seus sintomas incluem: fadiga, tontura, falta de ar, ritmo cardíaco acelerado e uma sensação geral de mal-estar e fraqueza.
• Fadigas crônicas
A fadiga por deficiência de ferro envolve mais do que um nível normal de sonolência. Ela causa cansaço, interferindo na rotina diária da pessoa, tornando as atividades podem ser exaustivas e menos agradáveis.
Pessoas com baixo teor de ferro sentem fadiga que dura várias semanas ou mais.
• Déficit de concentração

Os níveis cognitivos diminuem com a deficiência de ferro, afetando a concentração e a atenção, quase imediatamente.
• Hematomas persistentes
Pessoas que se machucam com facilidade podem sofrer de baixo teor ou deficiência real de ferro. Isso ocorre porque a hemoglobina afeta a produção e a função das plaquetas, que controlam a coagulação do sangue.
Hematomas frequentes são uma indicação de que a coagulação interna não está funcionando como deveria.
Disfunções do sono

Pesquisa publicada em 2015 mostra uma conexão entre baixos estoques de ferro e problemas de sono (apneia do sono e/ou insônia).
Alimentos ricos em ferro
- Fígado;
- Ostras;
- Feijão;
- Grão de bico;
- Lentilha;
- Gema;
- Cacau em pó;
- Atum;
- Sardinha;
- Aveia;
- Ervilha;
- Abóbora;
- Carne vermelha;
- Amendoim;
- Espinafre;
- Noz;
- Banana;
- Morango;
- Abacate;
- Acelga;
- Semente de abóbora;
- Damasco;
- Tofu.
Quantidade sugerida de acordo com a Recommended Dietary Allowance (RDA)
• Criança
0 a 6 meses: 0,27 mg/dia
7 a 12 meses: 11 mg/dia
1 a 3 anos: 7 mg/dia
4 a 8 anos: 10 mg/dia
• Adolescente masculino
9 a 13 anos: 8 mg/dia
14 a 18 anos: 11 mg/dia
• Adolescente feminino
9 a 13 anos: 8 mg/dia
14 a 18 anos: 15 mg/dia
• Adultos
Homens: 10 mg/dia
Mulheres: 15 mg/dia
Gestantes: 27 mg/dia
Nutrizes: 15 mg/dia
Referências
Stugiewicz M, Tkaczyszyn M, Kasztura M, Banasiak W, Ponikowski P, Jankowska EA. The influence of iron deficiency on the functioning of skeletal muscles: experimental evidence and clinical implications. Eur J Heart Fail. 2016;18(7):762-73. doi:10.1002/ejhf.467
Jáuregui-lobera I. Iron deficiency and cognitive functions. Neuropsychiatr Dis Treat. 2014;10:2087-95. doi:10.2147/NDT.S72491
Murat S, Ali U, Serdal K, et al. Assessment of subjective sleep quality in iron deficiency anaemia. Afr Health Sci. 2015;15(2):621–627. doi:10.4314/ahs.v15i2.40

Um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete comido com ansiedade
— Esopo
Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!
Muito boa as informações!!!