31 C
São Paulo
quinta-feira, 27 janeiro, 2022

Whey Protein | O aliado do seu físico

Revista Mensal
Irena Hoffman de Mello
Irena Hoffman de Mello é acadêmica de nutrição na Universidade Tuiuti do Paraná.

Descubra como essa proteína pode te ajudar

O que é e como é feito

De forma natural, o whey protein é a proteína do soro de leite, obtida durante a produção de queijo. Quando o queijo é produzido, as partes gordurosas do leite coagulam-se e o soro é separado dele – como um subproduto desse processo.

Depois dessa separação, o soro passa por várias etapas de processamento para se tornar o que as pessoas conhecem como whey protein. Entretanto, as indústrias de suplementos o obtém através de mecanismos diretos (sem precisar esperar os processos que ocorrem quando se deseja produzir queijo), como a microfiltração, ultrafiltração e troca iônica.

Venda

A proteína do soro de leite não tem um gosto muito bom, por isso, são adicionados sabores artificiais, por exemplo: chocolate, baunilha, morango, banana com caramelo, cookies, etc.

Por causa dos aditivos químicos e açúcar, para melhorar o sabor do whey protein, é necessário ler a lista de ingredientes e tabela nutricional para escolher um whey protein de qualidade, pois alguns podem possuir mais açúcar refinado do que os outros.

Tipos de Whey

Concentrado (WPC): contém carboidratos, gordura e minerais. Não é recomendado para quem tem intolerância à lactose.

Isolado (WPI): contém proteína. Não contém carboidratos e gorduras. É recomendado para quem tem intolerância à lactose.

Hidrolisado (WPH): passa por um processo em que as proteínas são quebradas, fazendo com que a absorção delas no intestino seja mais rápida. Não contém carboidratos e gorduras. É recomendado para quem tem intolerância à lactose.

Benefícios

Whey protein promove o crescimento muscular

É natural perdermos massa muscular a medida que a idade avança, o problema é que ganhamos mais gordura, aumentando o risco de muitas doenças. Porém, essa mudança na composição corporal pode ser retardada, prevenida ou revertida com uma combinação de exercícios físicos e uma dieta adequada e rica em proteína.

Whey protein pode melhorar as defesas antioxidantes do nosso corpo

Os antioxidantes atuam contra os efeitos causados pelos radicais livre. Ele ajuda a reduzir o estresse oxidativo e diminui o risco de diversas doenças crônicas.

Um dos antioxidantes mais importantes em humanos é a glutationa. Ao contrário da maioria dos antioxidantes que obtemos da dieta, a glutationa é produzida pelo corpo. No corpo, a produção de glutationa depende do fornecimento de vários aminoácidos, como a cisteína. Por esse motivo, alimentos com alto teor de cisteína, que tem na proteína de soro de leite, podem aumentar as defesas antioxidantes naturais.

Auxilia na perda de peso

Aumenta a saciedade (levando à redução da ingestão de calorias) e também ajuda a manter a massa muscular (quanto mais massa muscular o indivíduo tem, maior é a demanda de calorias, ou seja, maior é o metabolismo basal).

Whey protein engorda?

Uma alimentação não adequada, somada ao excesso de whey protein, aumenta as quantidades de calorias, podendo contribuir no ganho de gordura.

Efeitos colaterais

O consumo excessivo também pode causar problemas digestivos, como: náuseas, dores, distensão abdominal, cólicas, flatulência e diarreia.

Como consumir

É recomendado de 25 a 50 g de whey protein por dia, 30 minutos antes ou depois da atividade física. Porém, isso varia de acordo com a idade, sexo, peso e a intensidade da atividade física.

É importante consultar um nutricionista para adaptar a dose de acordo com essas variáveis.

Referências

https://www.healthline.com/nutrition/whey-protein-101#bottom-line

https://www.scielo.br/j/rn/a/PRpChxDqt3YYYvkN8KFRDmS/?lang=pt


Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo

— Confúcio

Assine Esmeril e tenha acesso a conteúdo de Alta Cultura. Assine!
- Advertisement -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

Triptofano – um aliado indispensável para o nosso Bem Estar

Importância, funções e como obter esse nutriente essencial, através da alimentação
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img