LEIA NESTA EDIÇÃO丨55

Bruna Torlay
Bruna Torlay
Estudiosa de filosofia e escritora, frequenta menos o noticiário que as obras de Platão.

Nos momentos mais inesperados, em meio às piores turbulências, vieram à tona os espetáculos mais repletos de alegria e esperança. A história do século XX não é marcada somente pelas agruras da guerra, mas também pela ascensão do entretenimento e sua dispersão nas diversas formas de cultura popular de que hoje usufruímos. Dizia Pascal, o filósofo do século XVII, que os divertimentos eram válvulas de escape para o indivíduo exasperado diante da consciência da condição humana, fardo difícil de carregar e do qual buscamos desviar-nos. Dessa tentativa de fuga do insustentável, contudo, surgiram as obras-primas de Charlie Chaplin e as inúmeras outras formas de entretenimento, das quais o circo é, sem sombra de dúvida, o maior dos símbolos. Por isso, na presente edição, deixamos aqui um Tributo ao circo, na esperança de quem você, leitor, acabe se lembrando que, se nem tudo são flores, também delas é feita a existência humana.

Vida e Legado recupera a trajetória do maior astro popular do Brasil antes do triunfo da televisão: o palhaço Piolin. Por outro lado, é do mais inteligente bobo da corte de que temos notícia, personagem esse que inspira o moderno palhaço, nosso Perfil

Esmeril entrevista os dois integrantes do Grupo Tempo, que explicam os laços profundos entre circo e teatro, artes irmãs por natureza.

Alta Cultura traz à ribalta uma peça de teatro de um dos dramaturgos mais célebres de nossa época, o qual celebrou a lucidez de um bobo em meio às loucuras de um rei e das revoluções.

Leônidas Pellegrini recorda a história por trás de um filme permeado de circo que marcou a infância de toda uma geração, protagonizado pelos palhaços mais célebres do Brasil, os Trapalhões. A sua meta é mostrar que, a despeito de tinturas ideológicas, no final das contas, A Beleza Importa mais.

Conversar é pensar junto revela o diálogo entre dois amigos pensando o circo enquanto combinam de ir a um espetáculo em cartaz na sua cidade, e Sétima Arte lista dez filmes absolutamente imperdíveis que mesclam os campeões do entretenimento, o próprio cinema e o circo, com direito à devida homenagem a Chaplin, quando o assunto é o deste nosso tributo.

Na Marca da Cal explica os riscos da política do “pão e circo”, enquanto o Conto revela a morte da alegria de viver num coração preso à mais profunda incapacidade existencial.

A edição não poderia estar completa sem um Especial listando circos em atividade no país, para que você possa prestigiá-los onde quer que esteja, e a trilha sonora da edição você encontra em Palco.

Caso a guerra presente se intensifique, você encontrará nesta edição razões para não desesperar-se. Confie em nós e leia na íntegra cada número desta sequência. No final, você perceberá a unidade do espetáculo, ou da mensagem que procuramos registrar.

Boa leitura e até a próxima edição!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor