21.9 C
São Paulo
segunda-feira, 29 novembro, 2021

PARÂMETRO VITAL | A Saturação de oxigênio no sangue

Revista Mensal
Emmanuel Emídio Maciel de Castro
Emmanuel Emídio Maciel de Castro é apaixonado pela medicina, em todos os aspectos bioquímicos e fisiológicos. Desde criança sempre gostou da E astronomia, música e medicina. As duas primeiras escolheu para hobbies e a última como profissão, um sacerdócio para toda a vida.

Compreenda o que significa “saturação sanguínea”, um termo que está na “moda”

Estamos há dois anos vivendo uma onda de pandemia de Covid-19, causada pelo agente viral Betacoronavirus SARS-CoV-2. Nesse tempo decorrido, uma das manobras médicas – necessário em casos de pacientes graves – tornou-se conhecida por grande parte da população: a intubação.

De forma acessória, também, veio ao conhecimento comum o termo “saturação sanguínea”, pois, há ampla percepção de que os entubados são pessoas com baixa saturação.

Mas, o que isso quer dizer? Quais parâmetros são avaliado nesse monitoramento? Qual elemento perdeu – ou ganhou – saturação no sangue?

Entendendo os processos e manobras

Devemos entender que a intubação envolve as vias aéreas como um periférico para se instalar um respirador artificial. Posto que se busca reestabelecer o fornecimento de oxigênio.

Créditos da Imagem |Axel Heimken/dpa/Pool/dpa/AFP

Dessa forma, já temos meio caminho andado para às questões supracitadas. Pois, a saturação monitoradas é o nível de oxigênio em nossa circulação sanguínea. Ou seja, existe um parâmetro dos níveis – considerados saudáveis – de concentração (saturação) de oxigênio em nosso sangue. Logo, é estando com níveis de oxigênio sanguíneo abaixo do desejado. Em pessoas saudáveis, o ideal é ter uma saturação de oxigênio igual ou acima de 95%.

Sendo o oxigênio um elemento fundamental para nós, visto que é um elo sine qua non na respiração celular (na qual produzimos nossa moeda energética, o Trifosfato de adenosina). Portanto, estar com a saturação oxigênio a baixo dos valores ideais, é estar correndo risco de vida, valores a baixo de 90% já é possível se configurar como hipoxemia.

Como se afere os níveis de oxigênio no sangue?

A aferição pode ser feita por um aparelho, o oxímetro, ou pelo exames de gases no sangue, gasometria.

Créditos da Imagem | ai subarasiki | Pixabay

O primeiro é prático, rápido e indolor (já que não é invasivo), geralmente se usa a ponta de um dos dedos do paciente ou o lóbulo da orelha. Dessa forma, o aparelho afere de forma indireta os níveis de oxigênio por meio da luz vermelha e infravermelha que o aparelho emite.

O segundo teste se faz por meio da coleta de sangue, o que garante um resultado mais preciso a respeito dos níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue.

Quais colaterais uma saturação baixa pode causar?

  • Dor de cabeça (cefaléia);
  • Taquicardia;
  • Taquipnéia;
  • Tosse e sensação de falta de ar;
  • Confusão mental;
  • Diaforese;
  • Cianose.
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Dessa forma, uma pessoa que está dessaturando precisa urgentemente de uma intervenção médica que visse reestabelecer a oxigenação para níveis adequados e compatíveis com a vida humana. Visto que uma exposição continue a esse quadro gera lesões nos tecidos miocárdicos e cerebrais, que invariavelmente irá causar um infarto agudo do miocárdio e gerar óbito.

Referências

Hafen BB, Sharma S. Oxygen Saturation. 2021 Aug 12. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan–. PMID: 30247849.

Rosane Menezes Faria DutraItamara Lucia Itagiba NevesRicardo Simões NevesEdmar AtikUbiratan de Paula Santos

Khatun F, Aizu Y, Nishidate I. Transcutaneous monitoring of hemoglobin derivatives during methemoglobinemia in rats using spectral diffuse reflectance. J Biomed Opt. 2021 Feb;26(3):033708. doi: 10.1117/1.JBO.26.3.033708. PMID: 33583153; PMCID: PMC7881097.

NCBI. 2020. Saturação do oxigênio. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK525974/

NCBI. 2020. Cianose. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482247/

Mai-Anh Nay, Lucie Fromont, Axelle Eugene, Jean-Louis Marcueyz, Willy-Serge Mfam, Olivier Baert, Francis Remerand, Céline Ravry, Adrien Auvet, Thierry Boulain, High-flow nasal oxygenation or standard oxygenation for gastrointestinal endoscopy with sedation in patients at risk of hypoxaemia: a multicentre randomised controlled trial (ODEPHI trial), British Journal of Anaesthesia, 10.1016/j.bja.2021.03.020, (2021).

Han-Yu Lin, I-Shiang Tzeng, Yung-Lin Hsieh, Ming-Chang Kao, Yun-Chen Huang, Submental Ultrasound Is Effective in Predicting Difficult Mask Ventilation but Not in Difficult Laryngoscopy, Ultrasound in Medicine & Biology, 10.1016/j.ultrasmedbio.2021.04.004, 47, 8, (2243-2249), (2021).

Karkouti, K., Rose, D.K., Wigglesworth, D. et al. Predicting difficult intubation: a multivariable analysis. Can J Anesth 47, 730 (2000). https://doi.org/10.1007/BF03019474


Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada

— Clarice Lispector

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

Sódio | Herói ou Bandido?

Uma questão de bom senso tão importante quanto o sabor
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img