ENTREVISTA | Alexandre Soares Silva fala à Esmeril sobre seu novo romance

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

“Feérico Luar no Copacabana Palace” inaugura o catálogo de 2024 da Editora Danúbio

A Editora Danúbio, que que tem entre seus principais focos a publicação de bons autores contemporâneos de nossa literatura (a que o editor Diogo Fontana chama de Nova Literatura Brasileira) estreou nesta semana o catálogo de 2024 com o romance Feérico Luar no Copacabana Palace, de Alexandre Soares Silva.

O enredo gira em torno de Lilico Bensaúde, um dândi brasileiro, herdeiro de um grande conglomerado comercial e de vastas plantações de café, que passa os seus dias suavemente na idílica Copacabana dos anos 20. Mas Lilico padece de um problema: a timidez. Seu acanhamento e seus modos desajustados o fazem impopular com as mulheres.

Quando uma estrela de Hollywood vem ao Rio de Janeiro gravar um blockbuster do cinema mudo, Lilico se apaixona. Agora, ele tem uma grande prova pela frente e a oportunidade de vencer os seus próprios medos. Conseguirá Lilico se tornar um homem à altura dos seus sonhos?

Feérico Luar no Copacabana Palace é o quinto romance de Alexandre Soares Silva, um dos mais criativos escritores da literatura brasileira contemporânea. Ambientado num Rio antigo tão nostálgico quanto ideal, e escrito num tom leve e agradável, a narrativa nos apresenta uma galeria de personagens cômicos e situações divertidas, que inserem a obra dentro da tradição dos grandes humoristas literários como Saki e P. G. Wodehouse.

Confira a seguir a entrevista que o autor concedeu à Esmeril.


Revista Esmeril: Como surgiu a ideia de escrever este novo romance?

Alexandre Soares Silva: Muitos anos atrás, me surgiu a vontade de escrever sobre um playboy fracassado num Rio de Janeiro fantasioso dos anos 20, mas na época eu queria escrever isso em inglês, e ficar rico. Só no ano passado me veio o impulso de escrever a história em português mesmo, porque as frases do narrador começaram a aparecer na minha cabeça. É como se o narrador tivesse cansado de falar em inglês comigo. Assim que resolveu falar em português, o livro deslanchou.

Revista Esmeril: O que o fez escolher o Rio de Janeiro década de 1920 para o cenário de sua história?

Alexandre Soares Silva: Aquele filme do Fred Astaire, Voando para o Rio, em que ele vem para um Rio muito melhor que o Rio verdadeiro de qualquer época. Minha intenção era fazer uma Nárnia carioca, um Rio só com o lado bom, sem violência, sem nem sequer a sordidez de Nelson Rodrigues. Um Brasil melhor, como ele deveria ser.

Revista Esmeril: Como se deu a criação de seu protagonista, Lilico Bensaúde? Ele foi inspirado em algum personagem histórico em particular, ou é mais um tipo social de época?

Alexandre Soares Silva: Ele é uma mistura de dândis da literatura antiga e eu mesmo, porque tenho um pouco da mesma ingenuidade, do mesmo desajeitamento com mulheres. Isso melhorou para mim nos últimos anos, mas gostei de exagerar esses traços por motivos cômicos. E, claro, por que não, dei pra ele a imensa fortuna e o tempo livre que eu gostaria de ter.

Revista Esmeril: Quais são os escritores que te serviram como referência e inspiração neste romance?

Alexandre Soares Silva: O espectro de Machado de Assis ronda o livro, literalmente, ou quase. E também no torneado de algumas frases em alguns capítulos curtos. Mas a influência maior é a do escritor inglês P.G. Wodehouse.


5 COMENTÁRIOS

  1. Alexandre Soares Silva é o mestre de todos nós. Por mais tosco e brega que eu me reconheça, entre as vozes da minha cabeça existe uma que emula o Lord, ajudando o meu eu ideal a alcançar a individuação na luta contra a feiura que assola o país. Quem não comprar seu novo livro é porque está no doc do Excel em que George Soros anota o nome dos seus escravos mentais.

  2. Deixando aqui um comentário pra engajar no lançamento desta obra que com certeza é a mais relevante da atualidade, do maior escritor vivo da língua portuguesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor