MURALHA DE LIVROS | IBESEC, Livros Vivos, Centro Dom Bosco e Saquarema

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Destaque para nova campanha do Centro Dom Bosco e lançamento da Editora Saquarema

A Muralha desta semana traz lançamentos do Instituto Brasileiro de Estudos Sociais, Educação e Cultura (IBESEC), da Editora Livros Vivos, do Centro Dom Bosco e da Editora Saquarema.

O IBESEC, que estreou em outubro deste ano com o a obra Globalismo, uma verdade inconveniente, de Paulo Mello, acaba de lançar seu segundo título, Arte e guerra cultural: preparação para os tempo de crise. O volume reúne artigos do poeta Anderson Sandes e do artista Diogo Cruxen, escritos nos últimos dois anos, frutos de análise atenta aos embates mais recentes da guerra cultural que teve seu ápice neste ano de 2022, com o centenário da Semana de Arte Moderna.

É interessante lembrar aqui que o IBESEC recentemente lançou um clube do livro chamado Biblioteca Brasileira, que mensalmente traz a seus assinantes clássicos de nossa literatura. O box de novembro inclui os títulos A mão e a luva e O alienista, de Machado de Assis. Quem estiver interessado em ser membro da Biblioteca Brasileira, basta acessar o link das assinaturas aqui.

E por falar em clássicos da literatura brasileira, a Editora Livros Vivos lançou nesta semana um tesouro de Olavo Bilac, Poesias infantis, em que nosso grande poeta oferece às crianças versos simples e naturais, sem dificuldades de linguagem e métrica, mas, ao mesmo tempo, sem a exagerada futilidade com que costumam ser feitos os livros do mesmo gênero.

O Centro Dom Bosco nesta semana iniciou mais uma campanha, com a História do Brasil, do Padre Raphael Maria Galanti, jesuíta espanhol em nosso país. A obra, publicada em 1913 e em processo de reedição pelo CDB, é organizada em 6 tomos: I) Do descobrimento ao domínio espanhol (1500 – 1624); II) Período Colonial: as guerras holandesas e o Brasil (1624 – 1661); III) Período Colonial: da paz com a Holanda até a vinda da família real para o brasil (1661 – 1808); IV) Período Imperial: da família real no Brasil até a Guerra do Paraguai (1808 – 1870); V) Últimos anos do Império e início da República (1870 – 1904); Apêndices: homens ilustres da História do Brasil. Quem adquirir a obra na pré-venda ainda ganha um curso de História do Brasil, com mais de 10 horas de conteúdo, ministrado pelo professor Raphael Tonon. A campanha do CDB vai até fevereiro de 2023, e o envio dos exemplares acontecerá em agosto.

 

Por fim, a Editora Saquarema lançou seu segundo título, Hipermoral: o prazer da indignação, de Alexander Grau. Neste livro, o filósofo alemão expõe o hipermoralismo ideológico galopante, que, como substitutivo da moral judaico-cristã na contemporaneidade pós-religiosa, constitui um dogmatismo grotesco que envolve as mais diversas pautas identitárias, vitimismo generalizado e uma incessante lutas por direitos, resultando na tirania de valores que vivemos.  

Eis os tijolos da semana. Fiquem atentos à nossa Muralha, e até sábado que vem!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor