DOSE DE FÉ | São Galgano Guidotti

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Cavaleiro convertido a eremita, São Galgano Guidotti, primeiro santo formalmente canonizado, empunhou a “Excalibur italiana”

Hoje é dia de São Galgano Guidotti, eremita.

Nascido no feudo de Chiusdino (que posteriormente seria a cidade de Sena), na Itália, em 1148, Galgano pertencia à pequena nobreza local. Ainda muito novo ficou órfão de pai, e sua mãe o educou com orientação piedosa, transmitindo-lhe a devoção a São Miguel Arcanjo. No entanto, após tornar-se cavaleiro, o jovem Galgano abandonou os princípios religiosos com que fora criado, e se entregou a uma vida de vícios. Dois sonhos com São Miguel Arcanjo acabaram levando-o de volta a uma vida correta e devota.

A Excalibur italiana

Certo dia, o cavalo de Galgano recusou-se por duas vezes a seguir o caminho que seu dono ordenada, e o conduziu ao lugar onde o jovem havia visto São Miguel Arcanjo em seus sonhos. Chegando lá, ele escutou uma voz que lhe pediu que fincasse sua espada em uma rocha que ali havia, e que construísse, ao redor, uma comunidade religiosa. O jovem obedeceu, e sua espada entrou na rocha com facilidade, permanecendo ali fincada até hoje. Por isso, ela é chamada de “Excalibur italiana”.

Espada de São Galgano, ainda na rocha, preservada na Abadia Redonda, em Sena

Galgano vendeu tudo o que tinha e se retirou para aquele local em 1180, ali passando a viver como eremita. Sua mãe quis fazê-lo casar com uma jovem nobre, mas ele acabou por convertê-la, e, com o auxílio do Bispo local, ela fundou um convento em torno da pedra com a espada fincada, a que deu o nome de Abadia Redonda.

Abadia Redonda, em Sena

Galgano, enquanto isso, viajou para Roma, onde contou toda sua história para o Papa Alexandre III, que o fez irmão consagrado. De volta à Abadia Redonda, que foi colocada sob a Regra Cisterciense por um grupo de monges que passou por lá, Irmão Galgano continuou sua vida em santidade, até falecer em 30 de novembro de 1181. Foi canonizado quatro anos depois, naquele que é conhecido como o processo formal de canonização mais antigo da História. No mesmo dia de sua canonização, a Abadia Redonda tornou-se um santuário, que até os dias de hoje recebe inúmeras visitas.

São Galgano Guidotti, rogai por nós!

 

O cavalo, a espada, a rocha e o eremita
A São Galgano Guidotti


Ia Galgano sobre o seu cavalo,
quando o animal do curso desviou-se,
e por novos caminhos embrenhou-se
até que o jovem conseguiu domá-lo.

O cavaleiro então ouviu uma voz
a lhe dizer: “Galgano, a tua espada
na rocha à tua frente põe fincada!”
Ele desceu do baio, e logo após

cravou na pedra, sem dificuldade,
sua espada até o cabo, e novamente
a voz lhe disse: “Agora, prontamente
erige neste sítio santa herdade!”

Galgano obedeceu, e se desfez
de todos os seus bens, e se mudou
para o entorno da pedra, onde fundou
um mosteiro, e eremita ele se fez.

Viveu ali o restante dos seus dias,
até que foi buscá-lo São Miguel
Arcanjo, que o levou direto ao Céu,
para as santas e eternas alegrias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor