Deixar de ir ao dentista por medo da Pandemia pode ser a pior decisão para sua saúde

Desde o início da pandemia da COVID-19, muitas pessoas, com receio de se contaminar, têm adiado o retorno aos consultórios odontológicos e deixado o cuidado com a saúde bucal em segundo plano.

Porém, ir ao dentista, ao contrário do que imaginam, é necessário e muito seguro. Os cuidados de biossegurança em consultórios e clínicas odontológicas foram reforçados. Por exemplo, a adoção de intervalo maior entre consultas, colocação de tapetes de higienização na entrada, álcool em gel em todos os locais, desinfecção de superfícies com produtos adequados e paramentação de pacientes para o atendimento. 

O cirurgião dentista, mesmo antes da COVID-19, sempre conviveu com riscos de contaminações, como hepatite, HIV e herpes. Por isso, sempre adotamos técnicas de biossegurança para evitar contágios. Com a COVID-19, tivemos que reforçar os cuidados, adquirir insumos adequados e utilizar paramentação ainda mais completa.

Eliane Maria Pedro, cirurgiã dentista

O cuidado com a saúde bucal é importantíssimo na prevenção a doenças em geral, inclusive a COVID-19. Um estudo realizado no Qatar concluiu que há associação entre doenças periodontais e o agravamento do quadro clínico das pessoas contaminadas com este vírus, de modo que os pesquisadores avaliaram radiografias bucais de 568 pacientes que sofreram com o coronavírus e observaram que pessoas com a forma mais grave de periodontite, tinham um risco três vezes maior de serem entubadas, internadas na UTI ou morrerem.  

Além disso, pesquisadores da USP encontraram coronavírus na gengiva de pacientes com COVID-19, o que reforça a tese de que a inflamação do tecido gengival (periodontite) aumenta o risco de apresentar quadros graves da doença. 

Apesar de não causar COVID-19, nem doenças cardíacas e respiratórias, a periodontite (inflamação na gengiva) contribui para o agravamento das mesmas.

A saúde começa pela boca e, havendo qualquer alteração como sangramento gengival, é recomendado procurar um cirurgião dentista para uma avaliação. A visita regular ao dentista é sempre necessária, principalmente em tempos de pandemia. 

Eliane Maria Pedro, cirurgiã dentista

“O homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio.” Hipócrates.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar