Em 02 de Maio de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, terminava a Batalha de Berlim

Após inúmeros erros estratégicos e contratempos valiosos, as forças alemãs estavam sofrendo desgastes desde a derrota em Stalingrado (Fevereiro de 1943). Com a abertura de uma segunda frente, no lado Ocidental, com a Operação Overlord (Dia D), e, na frente oriental ocorrendo a Operação Bagration, que retirou completamente às tropas alemãs da URSS, ambas as operações ocorrendo em Junho de 1944, a derrota da Alemanha era eminente.

Como uma medida desesperada, os alemães tentaram uma última cartada, em Dezembro de 1944 nas Ardenas, a Batalha do Bulge. Sem sucesso de avanço, porém, impedindo um avanço maciço das forças americanas em direção a Berlim, o que levou o General Dwight ”Ike” Eisenhower (Comandante Supremo das Forças Aliadas) deixar aos soviéticos a conquista da capital alemã.

Visão de Berlim em ruínas a partir do Portão de Brandemburgo (1945).

Em 16 de Abril de 1945, os exércitos soviéticos iniciam então suas ofensivas em direção de Berlim, com 2.500.000 milhões de homens, centenas de milhares de blindados, aviões, artilharia e foguetes ”Katyusha”.

Com esse cenário catastrófico em mãos, Adolf Hitler, em 23 de Abril de 1945, nomeia o então General Helmuth Weidling para a defesa da capital até o último homem. Contavam com 800.000 mil homens para defenderem a cidade, grande parte formada por crianças-soldados e idosos da milícia nacional, pois grande parte da Wehrmacht alemã estava em frangalhos.

Soldados do Exército Vermelho, com a Bandeira da União Soviética em mãos, em direção ao Palácio do Reichstag Alemão (1945).

Em 30 de Abril de 1945, Adof Hitler, como é relatado, comete suicídio e demais membros da cúpula do Partido o seguem.

Sem mais razão de luta, e com uma cidade reduzida a escombros, em 2 de Maio de 1945, o General alemão Helmuth Weidling entra em contato com o General soviético Chuikov para tratar da rendição das poucas forças que ainda restavam na cidade.

Em 8 de Maio de 1945, a guerra na Europa oficialmente chegava ao fim com a rendição de todas as forças alemãs. O Império que prometia durar 1.000 anos, desmorona catastroficamente após treze anos.

Referência

The Soviet victory in the Battle of Berlin finished Nazi Germany, National Geographic, acessado pela última vez em 02 de Maio de 2021 –
https://www.nationalgeographic.com/history/history-magazine/article/soviet-victory-battle-berlin-finished-nazi-germany


”Dia da Vitória, parece-nos tão longe, como no fogo, uma brasa derretida. Milhas passavam, queimadas na poeira, fizemos tudo o que podíamos por esse dia!”

– Den Pobedy, famosa canção soviética acerca do dia em que o Exército Vermelho conquistou Berlim.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar