SANQUIXOTENE DE LA PANÇA | Estava Profetizado

Paulo Sanchotene
Paulo Sanchotene
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene é mestre em Direito pela UFRGS e possui um M.A. em Política pela Catholic University of America. Escreveu e apresentou trabalhos no Brasil e no exterior, sobre os pensamentos de Eric Voegelin, Russell Kirk, e Platão, sobre a história política americana, e sobre direito internacional. É casado e pai de dois filhos. Atualmente, mora no interior do Rio Grande do Sul, na fronteira entre a civilização e a Argentina, onde administra a estância da família (Santo Antônio da Askatasuna).

Anna Brasiliênina

Não apenas vos juro o que direi agora, como o vos demonstrarei.

Nalgum momento entre 1873 e 1877, Leo Tolstói, na Rússia, descreveu uma relevante e recente situação política brasileira – uma que presenciamos entre 31 de outubro e 31 de dezembro de 2022.

Para quem duvida, transcrevo abaixo parágrafo extraído de Anna Kariênina (Companhia das Letras, 2017 – trad. Rubens Figueiredo), parte 4, capítulo I, já devidamente adaptado:

<<A situação era devidamente torturante para os três, e nenhum deles teria sido capaz de continuar a viver assim nem mais um dia se não achasse que a situação ia mudar, que se tratava de apenas uma amargura temporária, que havia de passar. As Forças Armadas achavam que aquela paixão ia passar, como tudo passa, que tudo a respeito do assunto seria esquecido e que seu nome permaneceria livre de desonra. Os manifestantes, que eram o motivo daquela situação e para quem ela era mais torturante do que para qualquer outro, a suportavam porque não só esperavam que logo tudo fosse se resolver e se esclarecer, como estavam firmemente convencidos disso. Não sabiam, em absoluto, o que poderia resolver tal situação, mas estavam firmemente convencidos de que algo havia de acontecer, muito em breve. Bolsonaro, submetendo-se a ela a contragosto, também esperava que algo independente da sua ação viesse por força resolver todas as dificuldades.>>

E assim passaram-se 72 horas, e mais 72 horas, e mais 72 horas, e mais…

Ao fim e ao cabo, todos os três acabaram perdendo.

O prejuízo está feito, mas é possível remediar algo. Para isso, é preciso evitar repetir os mesmos erros.

Faz-se necessário justamente aquilo que deveria ter ocorrido desde o princípio:

– aceitar as circunstâncias;

– adequar os anseios a essas; e

– agir de forma apropriada para atingir tais objetivos.

Tenho total consciência que tudo seguirá como na história de Tolstói. Se, mesmo desesperançoso, resolvi cabeçaduramente repetir o recado, é porque, assim, sinto que faço a minha parte.

4 COMENTÁRIOS

  1. Bolsonaro como um democrata quis agir dentro da constituição nas 4 linhas mas seus inimigos já não estavam dentro da constituição a muito tempo como Patriota e amor ao povo por não querer ver sua nação destruída ele se colocou como parede contra o sistema e o sistema é covarde, desonesto, é destruidor, Bolsonaro um homem honrado a qual o sistema o trocou pela corrupção!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor