Conheça as implicações geopolíticas da maior falha de inteligência do Governo Americano durante a Segunda Guerra Mundial

Em 7 de Dezembro de 1941, ocorreu o ataque surpresa a base naval americana de Pearl Harbor, no Hawaii, realizado pela Marinha Imperial Japonesa.

A base foi surpreendida por 353 aviões lançados pelos porta-aviões japoneses, que mataram no ataque 2.334 americanos e 68 civis, 1.341 ficaram feridos, além de 311 aviões destruídos e diversos encouraçados, cruzadores, contratorpedeiros e porta-hidroaviões também avariados. O ataque foi o motivo que levou os Estados Unidos a entrarem na Segunda Guerra Mundial.

O USS Shaw explode durante o ataque japonês a Pearl Harbor (Hawaii), em 7 de Dezembro de 1941.

Mas poucos comentam as implicações geopolíticas que levaram a essa ação desesperada dos japoneses, que se tornara a maior falha de inteligência do Governo Americano até então.

Com as atitudes expansionistas do Império Japonês no sudeste da Ásia, desde a década de 30, contrariando os interesses colonialistas das grandes potencias na região, o Japão foi submetido a diversas pressões diplomáticas que contavam com embargo de petróleo, matérias primas, minerais essenciais para uma indústria, além de ter seus créditos financeiros congelados.

Insígnia da Marinha Imperial Japonesa.

Toda essa situação acelerou o processo de radicalização política e levou o Japão para uma expansão predatória ainda mais urgente. Tendo como novos alvos, ilhas em áreas mais distantes no Oceano Pacifico. Além dos aspectos econômicos, esses territórios forneciam uma proteção à sua ilha principal, para que ao menos tivessem satélites naturais para sua defesa e suporte a sua enorme frota naval.

Mapa do Império Japonês no auge de sua expansão (1942 – Revista Life).

Como resultado dessa política expansionista, em 1942, após as grandes ofensivas, o Império japonês dominava um território que cobria 7,4 milhões de quilômetros quadrados, sendo um dos maiores impérios marítimos da história.

Referência

Pearl Harbor Attack, Naval History and Heritage Command, acessado pela última vez em 03 de Maio de 2021 – https://www.history.navy.mil/browse-by-topic/wars-conflicts-and-operations/world-war-ii/1941/pearl-harbor.html


”O Japão iniciou, dessa forma, uma ofensiva surpresa que se estende a toda a área do Pacífico. Os factos de ontem falam por si. O povo dos Estados Unidos já formou a sua opinião e compreende as implicações para a vida e segurança da nação.”

– Discurso do Presidente Franklin D. Roosevelt (EUA) ao Congresso, 8 de Dezembro de 1941.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar