O ”Mais Longo dos Dias” foi essencial para a libertação do continente Europeu

Em 6 de Junho de 1944, ocorreu a maior invasão marítimo–militar da história: o Desembarque das Tropas Aliadas na região da Normandia (França), em um imenso ataque contra a ”Fortaleza Europa” ocupada pelos alemães.

Desembarque no filme ”O Resgate do Soldado Ryan” (Steven Spielberg – 1998)

A Operação Overlord se iniciou com uma onda de paraquedistas lançados 6 horas antes do desembarque anfíbio nas praias da Normandia, com o intuito de confundir as linhas alemãs e evitar um contra-ataque rápido nas praias que seriam invadidas. Foram 6.939 embarcações, 1.213 navios de guerra, 4.126 embarcações de desembarque, 736 embarcações auxiliares, 864 navios mercantes e mais de 150.000 homens.

Mas poucos sabem que o 5º Exército Americano (5th Army North) comandado pelo General Mark W. Clark, o qual a nossa Força Expedicionária Brasileira (FEB) fazia parte, tinha como missão atrair para a Itália todas as divisões alemãs que pudesse para as triturarem e impedirem que interviessem nas operações de Dwight “Ike” Eisenhower (Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa) no seu avanço da Europa Ocidental pela Normandia.

A Campanha na Itália foi vital para o afastamento das tropas alemãs das Frentes Ocidental e Oriental. É importante lembrar: o que estava acontecendo na Itália era para amarrar as forças alemãs que poderiam ter sido enviadas para a França ou a Rússia. Ao conter a maré do avanço Aliado na Itália, os alemães estavam aliviando a frente Oriental para os Soviéticos e a Ocidental para a Invasão da França.

Sob pesado fogo de metralhadoras e canhões, jovens de várias partes de mundo sacrificaram suas vidas no Altar da Liberdade.

Referência

Army, D-Day, acessado pela última vez em 31 de Março de 2021 – https://www.army.mil/d-day/history.html


”Os homens livres do mundo marcham juntos para a vitória. Tenho plena confiança na coragem, na dedicação à vitória e na capacidade de combate de vocês. Não aceitaremos nada menos do que a vitória total.”

– General Dwight “Ike” Eisenhower (Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa).

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar