Operação Greif: conheça a história da missão secreta alemã mais curiosa da segunda guerra mundial

Em Dezembro de 1944, ocorreu a última grande ofensiva de Hitler na Segunda Guerra Mundial, numa tentativa desesperada de avanço através das Ardenas (Bélgica).

O plano consistia em um avanço pelas zonas menos defendidas da região, através da clássica manobra Blitzkrieg (guerra-relâmpago); reencenando o sucesso militar alemão na Batalha da França (1940), onde foram brilhantemente vitoriosos quatro anos antes.

Por sugestão do próprio Hitler, um número de 44 soldados alemães de elite (Waffen-SS), liderados pelo Major Otto Skorzeny, foram enviados para trás das linhas aliadas disfarçados com uniformes, jipes e tanques americanos. A engenhosidade alemã parecia não ter limites.

Na imagem vemos alguns desses soldados alemães capturados, sendo fuzilados.

A missão deles era de sabotagens de pontes, de bases de suprimentos, de linhas telefônicas, alterarem placas de sinalização etc, para causar o máximo de caos nas linhas aliadas. Assim, auxiliando o avanço alemão que se pretendia alcançar com a ofensiva que se iniciara.

Além do inglês fluente, existem relatos de que eles sabiam até mesmo os resultados dos jogos que aconteciam nos EUA, para puxar assunto com outros soldados e conquistar a confiança deles.

Os alemães não foram capazes de atingirem plenamente seus objetivos nessa ofensiva desesperada, muito menos nessa missão de sabotagem logística contra os Aliados. Porém, o evento causou uma onda de estresse, desconfiança e paranoia entre as linhas americanas.

Referência

ATI, Operation Greif, acessado pela última vez em 20 de Abril de 2021 – https://allthatsinteresting.com/operation-greif


”Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.”

1 Pedro 5:8

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar