Conheça o incrível relato de heroísmo do pelotão aliado, que sozinho impediu o avanço de uma Divisão SS

Em 16 de Dezembro de 1944, ocorreu a última grande ofensiva de Hitler na Segunda Guerra Mundial, numa tentativa desesperada de avanço através das Ardenas (Bélgica). O plano consistia em um avanço pelas zonas menos defendidas nas Ardenas, através da clássica manobra Blitzkrieg (guerra-relâmpago); reencenando o sucesso militar alemão na Batalha da França (1940), onde foram brilhantemente vitoriosos quatro anos antes. Se iniciava a Ofensiva das Ardenas.

Avanço alemão pelas Ardenas (Bélgica) em Dezembro de 1944.

Mas na aldeia fronteiriça belga de Lanzerath, a rota operacional de avanço alemão pelo norte, dois esquadrões pertencentes a um único pelotão americano de reconhecimento, composto por apenas 18 homens, segurou toda a 1ª Divisão Panzer SS LSSAH, responsável por ser a ponta de lança do 6º Exército Panzer. Tropas altamente treinadas e fanáticas.

Esse pequeno grupo optou por lutar contra forças numericamente superiores e conseguiram atrasar em 18 horas a ofensiva alemã na região. Repeliram três ataques frontais causando centenas de baixas e sofrendo apenas duas.

Soldados americanos em suas trincheiras durante a Ofensiva das Ardenas.

Somente em um quarto ataque, quando ficaram sem munição, foram capturados, sendo libertados somente ao final da Guerra. Posteriormente receberam a Cruz de Serviço Distinto, a Estrela de Prata, a Estrela de Bronze e uma Citação Presidencial da Unidade, se tornando o pelotão americano mais condecorado na Segunda Guerra Mundial.

Essa demonstração de incrível coragem e heroísmo ficou conhecida como ”Battle of Lanzerath Ridge” (Batalha de Lanzerath).

Referência

Army, The Battle of the Bulge, acessado pela última vez em 09 de Abril de 2021 – https://www.army.mil/botb/


”Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.”

1 Coríntios 16:13

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar