13.4 C
São Paulo
quinta-feira, 21 outubro, 2021

O Dia em que 15 mil Soldados Alemães se Renderam aos Brasileiros

Revista Mensal
Jonas Buccinihttp://www.revistaesmeril.com.br
Patriota, Conservador e Entusiasta da História Militar!

Tropas Brasileiras foram os únicos a aprisionarem uma Divisão Alemã inteira na Itália

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi a força militar brasileira que contava com 25.445 soldados, responsáveis pela participação do país na Segunda Guerra Mundial, no Teatro de Operações do Mediterrâneo (Aliados), especificamente na Itália.

Chamados popularmente de ”Pracinhas”, expressão que surgiu de ”sentar à praça” (quem se alistava nas Forças Armadas, nas patentes mais baixas), tinham como símbolo uma cobra fumando seu cachimbo, pois remetia a uma insinuação da época que dizia ser ‘’mais fácil uma cobrar fumar do que o Brasil entrar na guerra’’. Para esses, eu só digo: ‘a Cobra Fumou!’.

Em 29 de Abril de 1945, durante a Batalha de Fornovo di Taro (Itália), ocorreu um dos feitos mais grandiosos da nossa Tropa. A rendição da 148° Divisão de Infantaria Alemã, com seus 15 mil soldados e dois Generais.

Comandantes Alemães se rendendo aos brasileiros.

Após serem completamente cercados pelos brasileiros, os alemães se encontravam impossibilitados de qualquer tipo de retirada. Os Comandantes Brasileiros então, enviaram intermediários aos alemães para que se rendessem e evitassem um sacrifício inútil de vidas de ambos os lados.

Inúmeros soldados alemães e italianos se dirigindo aos campos de de rendição instalados pelos brasileiros.

Como resultado, nada menos de 14.779 alemães e italianos se tornaram prisioneiros em dois campos próximos, instalados pelos brasileiros. O General alemão Otto Fretter-Pico e o General italiano Mario Carloni foram escoltados até Florença pelo General Falconiere e General Zenóbio, que os entregaram ao 5º Exército Norte-Americano, juntamente com 6 milhões de liras também tomados pelos brasileiros, conta um relato da época.

Soldados brasileiros examinam a pilha de armas das forças alemães capturadas.

A FEB concluiu a Campanha de Guerra na Itália como os únicos a aprisionar uma Divisão Alemã inteira antes do armistício.

Referência

Batalha em Fornovo Di Taro, Museu Do Expedicionário, acessado pela última vez em 28 de Abril de 2021 – http://www.museudoexpedicionario.5rm.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias/157-batalha-em-fornovo-di-taro


”Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.”

1 Coríntios 16:13

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL JÁ COMEÇOU?

Guerra Biológica (Vírus), Guerra Psicológica (Mídia), Guerra Econômica (Embargos) e Guerra Cibernética (Instabilidade em Aplicativos) “A guerra não é mais...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img