19.4 C
São Paulo
quinta-feira, 28 outubro, 2021

HISTÓRIA ESQUECIDA | Quando a União Soviética e a Alemanha Nazista invadiram a Polônia

Revista Mensal
Jonas Buccinihttp://www.revistaesmeril.com.br
Patriota, Conservador e Entusiasta da História Militar!

Poucos dias após o início da Segunda Guerra Mundial, os Soviéticos atacam os Poloneses

Contexto

A Segunda Guerra Mundial começou em 1° de Setembro de 1939, com a invasão da Polônia por parte dos alemães. No ano seguinte (1940), de abril a junho, seria a vez da Europa Ocidental ser varrida pela Blitzkrieg (guerra-relâmpago) alemã. Caíram perante o poderio militar da Wehrmacht: Dinamarca, Noruega, Luxemburgo, Holanda, Bélgica e a França. Restava apenas a Inglaterra.

Hitler in Poland
Hitler saúda enquanto supervisiona as tropas durante a ocupação nazista da Polônia. 
As tropas marcham em formação em direção a uma ponte de madeira, construída pelos nazistas no rio San, perto de Jarolaw, na Polônia. (Arquivo Hulton / Imagens Getty) Créditos: https://www.vox.com/2014/9/1/6084029/hitlers-invasion-of-poland-explained

A batalha pela Polônia durou apenas um mês, pois, os alemães tiveram um avanço esmagador através de sua tática militar inovadora, chamada ”Blitzkrieg” (Guerra-Relâmpago). A França e a Grã-Bretanha declararam guerra à Alemanha dois dias após a invasão da Polônia.

Os Soviéticos

Dezesseis dias após a invasão nazista, em 17 de Setembro de 1939, a União Soviética – contando indiretamente com o acordo contido no Pacto de Não-Agressão entre Hitler-Stalin – também invadiu a Polônia, só que pelo leste, dividindo assim o país conquistado com a Alemanha.

Faustian Bargain' Review: Partners In Crime - WSJ
Desfile Militar Nazi-Soviético em Brest-Litovsk (Polônia), em 22 de Setembro de 1939. Créditos: https://www.wsj.com/articles/faustian-bargain-review-partners-in-crime-11625608481

Mais de 600 mil soldados soviéticos, 4.700 tanques e 3.300 aviões de combate foram utilizados na invasão. Era uma vantagem esmagadora perante o Exército Polonês. As tropas soviéticas se esbarram em seus avanços com tropas alemãs que haviam vindo do leste, em pouco mais de duas semanas. Os alemães recuaram, entregando seus prisioneiros de guerra poloneses.

Desfile Militar Nazi-Soviético em Brest-Litovsk (Polônia), em 22 de Setembro de 1939. Sob a bandeira nazista com sua suástica. Créditos da Imagem | https://en.wikipedia.org/wiki/German%E2%80%93Soviet_military_parade_in_Brest-Litovsk#/media/File:Bundesarchiv_Bild_101I-121-0011A-23,_Polen,_Siegesparade,_Guderian,_Kriwoschein.jpg

Esse episódio da história é convenientemente ocultado por muitos historiadores de linha marxista e simpatizantes da ditadura soviética, que alimentam a propaganda comunista de que ”minorias ucranianas e bielo-russas estavam sendo oprimidas pelos poloneses” e foram então ”libertados” por Stalin.

A narrativa nazista foi semelhante, na tentativa de justificar a invasão de 1° de Setembro. Os nazistas afirmaram que ”minorias alemãs estavam sendo oprimidas pelos poloneses” e foram ”libertadas” por Hitler.

Desfile Militar Nazi-Soviético em Brest-Litovsk (Polônia), em 22 de Setembro de 1939. Sob a bandeira nazista com sua suástica. Créditos: Domínio Público, Wikipédia.

A última unidade operacional polonesa se rendeu aos soviéticos em 06 de Outubro, encerrando a campanha militar. A União Soviética ficaria com três quintos do território da Polônia e 13 milhões de poloneses sob seu jugo.

Genocídio Comunista & Nazista

A ocupação pela URSS representou um terror implacável para os cidadãos poloneses. Muitos sofreram prisões e deportações para Gulags. Contudo, o episódio mais marcante foi o ”Massacre de Katyń”, uma execução em massa de mais de 22.000 professores, intelectuais, artistas, oficiais militares, pesquisadores, historiadores, padres, etc. Os assassinatos ocorreram sob a acusação de que as vítimas eram agentes subversivos e contra a ocupação comunista.

Centenas de corpos numa das valas coletivas de Katyn. Créditos da Imagem | https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Katyn#/media/Ficheiro:Katyn_Massacre_-_Mass_Graves_2.jpg

Um processo semelhante foi colocado em prática pelos alemães

Os Nazistas elaboraram o ”Livro de acusação especial – Polônia”, contendo o nome de membros simbólicos, ativistas, funcionários públicos e intelectuais a serem eliminados. A ”AB-Aktion” ceifou a vida de mais de 7.000 pessoas por fuzilamento.

Na Polônia ocupada, em 9 de Setembro de 1939, os nazistas executaram publicamente vinte e cinco cidadãos proeminentes, diante do Museu Municipal, na Praça do Mercado de Bydgoszcz, como parte dos fuzilamentos em massa da intelectualidade polonesa. Créditos da Imagem | https://en.wikipedia.org/wiki/File:Bydgoszcz-rozstrzelanie_zak%C5%82adnik%C3%B3w_9.09.1939.jpg

Referências

Soviet aggression on Poland from 17 September 1939, Institute of National Remembrance, acessado pela última vez em 17 de Setembro de 2021 – https://ipn.gov.pl/en/news/4592,Soviet-aggression-on-Poland-from-17-September-1939.html


Quem controla o passado, controla o futuro, quem controla o presente, controla o passado

— George Orwell, 1984

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021
- Advertisement -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Há um filme sobre o genocídio cometido pelos soviéticos em Katyn, no endereço https://www.youtube.com/results?search_query=katyn+filme+completo+dublado
    Até pouco tempo, no século corrente, os soviéticos acusavam os nazistas da autoria.
    A documentação histórica revelou a verdade. O governo polonês exigiu reconhecimento público.
    O Putin viajaria à Polônia para uma cerimônia de reconhecimento no local. Mas, o avião que transportava as autoridades polonesas caiu durante o voo… matando alguns poloneses ilustres a mais. Pura e trágica coincidência?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL JÁ COMEÇOU?

Guerra Biológica (Vírus), Guerra Psicológica (Mídia), Guerra Econômica (Embargos) e Guerra Cibernética (Instabilidade em Aplicativos) “A guerra não é mais...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img