19.4 C
São Paulo
quinta-feira, 28 outubro, 2021

Tsunami no Brasil: improvável, mas não impossível

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

Erupção vulcânica nas Ilhas Canárias é sinal de alerta para o Brasil

Cumbre Vieja é o nome da montanha vulcânica que, segundo os sinais sísmicos dos últimos dias, poderá entrar em erupção nas próximas semanas. O vulcão está localizado no arquipélago das Ilhas Canárias, um território ultramarino do Reino da Espanha. Não é impossível que um tsunami provocado por uma eventual erupção vulcânica no arquipélago alcance a costa brasileira.

Consequentemente ao aumento incomum das atividades sísmicas na região, a Comissão Científica do Plano Especial de Proteção Civil e Atenção a Emergências por Risco Vulcânico (Pevolca), elevou para o amarelo o alerta de atividades vulcânicas. A última erupção nas Ilhas Canárias ocorrera em 1971.

Em vermelho, a localização do vulcão Cumbre Vieja (Imagem: Captura de Tela/Google Maps)

Segundo o Governo local, as atividades sísmicas na ilha de La Palma intensificaram-se no sábado, 11. Assim, desde o início da semana, a intensidade dos abalos vem numa crescente, chegando a atingir uma magnitude de 3 na escala Richter nesta terça-feira, 14.

O sinal amarelo emitido pelas autoridades locais significa que os cidadãos devem permanecer em alerta para uma mudança brusca nos padrões sísmicos. Eles devem também manter planos pessoais de evacuação caso o vulcão cuspa fogo e destrua tudo à sua volta.

Ilha de La Palma. Fonte: Governo das Ilhas Canárias.

Segundo o departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o vulcão Cumbre Vieja tem potencial para provocar um tsunami cujas ondas podem alcançar a costa brasileira. A 3 mil quilômetros das Ilhas Canárias, as ondas deste possível tsunami poderão atingir toda a costa brasileira, desde o Rio Grande do Sul até o Amapá.

Contudo, eventos geológicos desta magnitude no Atlântico são raríssimos; as chances disto acontecer são, segundo a UFPR, “remotas” e “longínquas”. É claro que, a título de alerta, de prevenção, os pesquisadores brasileiros aconselham a implantação de um sistema de alerta contra a eventualidade de um cataclismo.

Com informações do portal TecMundo e do CanalTech.

“Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares; acontecerão coisas pavorosas, e haverá grandes sinais no céu”.

Nosso Senhor Jesus Christo no Evangelho segundo São Lucas, XXI,11

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img