19.4 C
São Paulo
quinta-feira, 28 outubro, 2021

NASA: carro voador alça voo

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

O veículo fabricado pela Agência Espacial Americana está em fase de testes

A quantidade de informações sobre o desenvolvimento tecnológico que chega aos nossos ouvidos semanalmente é impressionante. Se dispuséssemos apenas destas notícias para compor um quadro do futuro, nele constariam trajes espaciais, alimentos concentrados em pílulas, trens de alta velocidade, teletransporte, carros voadores e mais um sem-número de outros incrementos para a vida cotidiana.

O intrigante é que tal estereótipo do futuro existe, pelo menos, desde o final do século XIX, quando a literatura de ficção, superado o crivo da crítica, caiu no gosto do público. Antes de constar nas planilhas da NASA, os projetos de carros voadores já enchiam os olhos dos leitores de Julio Verne e H.G. Wells, por exemplo. No século XX o incremento tecnológico seguiu firme sob a batuta dos escritores de ficção científica: Isaac Asimov, Arthur C. Clarke, George Orwell, Aldous Huxley, Ray Bradbury e mais dois ou três foram os verdadeiros professores dos engenheiros e projetistas da NASA.

Divulgação/ NASA

Recentemente, segundo informações oficiais disponíveis no site do órgão, a Agência Espacial Americana anunciou mais uma série de testes com um protótipo de carro voador. Trata-se do eVTOL (veículo elétrico voador com decolagem vertical). O veículo fora desenvolvido pela Joby Aviation, e passa agora por uma série de testes com o objetivo de dar aos projetistas a oportunidade de incrementar as devidas melhorias. O voo-teste realizado com sucesso aconteceu no Joby’s Electric Flight Base, um campo localizado nas proximidades de Big Sur, na Califórnia.

Segundo a NASA, o principal objetivo desse primeiro voo fora o de observar o desempenho do veículo, e coletar dados sobre a eficiência dos componentes da estrutura. Os projetistas observaram a eficiência do isolamento acústico para sua aplicação na modelagem e simulação de futuros conceitos de espaço aéreo. Depois da análise de todo o conjunto dos dados, os resultados serão utilizados também para ajudar na identificação de possíveis lacunas nas normas e regulamentos da FAA (Federal Aviation Administration).

No vídeo divulgado pela NASA, é possível observar que o eVTOL descreve diversas manobras pelos ares, no entanto, sempre na segurança de um ambiente controlado e sob o controle remoto dos engenheiros. Novos dados foram coletados — como o coeficiente de interferência na comunicação na cabine de comando. Espera-se que, em função do aprimoramento do sistema, a FAA autorize a NASA a dar início a novos testes — agora com humanos no volante do carro voador.

Com informações do portal CanalTech e do site oficial da NASA.

“Não escrever, para muitos de nós, é morrer”.

Ray Bradbury

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img