Uma incrível demonstração de heroísmo por parte de um de nossos soldados na Itália durante a Segunda Guerra Mundial

O Cabo Marcílio Luiz Pinto, do 6º Regimento de Infantaria da FEB (Força Expedicionária Brasileira), foi condecorado com a ”Silver Star” (Estrela de Prata) pessoalmente pelo General Mark Clark do 5° Exército Americano (5th Army), do Comando Norte-Americano, sendo o primeiro praça brasileiro a receber tal comenda.

Segue a citação pela tamanha exibição de devoção patriótica em campo de batalha.

Marcilio Luiz Pinto, Cabo, Força Expedicionária Brasileira. Por bravura em ação, em oito de novembro de 1944, na Itália. Quando membro de uma patrulha em missão de reconhecimento nas vizinhanças do Monte de Torre di Nerone, Itália, o Cabo Pinto participou de um ataque de surpresa a uma posição inimiga. Sem se preocupar com sua segurança pessoal, avançou sobre uma posição fortificada inimiga e a capturou, fazendo vários prisioneiros bem como o seu respectivo equipamento.

Demonstrando sangue frio sob fogo inimigo, o Cabo Pinto fez recuar uma patrulha que tentou libertar os seus prisioneiros e, durante a ação, causou várias baixas. Com outros membros da patrulha, trouxe os prisioneiros e o equipamento capturado para as linhas amigas.

O Cabo Pinto, por sua ação de bravura, reflete a confiança em si próprio e está de acordo com as altas tradições dos Exércitos Aliados.

– Mark W. Clark, Ten. General do Exercito dos Estados Unidos.
Capa do Jornal ”A Noite”, edição n° 12.009, 20 de Julho de 1945. O número de ”190” inimigos é exclusivo dessa manchete jornalística, não sendo encontrada a mesma referencia numérica em outros locais da época.

Referência

Palmares, Cabo Marcílio Luiz Pinto, acessado pela última vez em 13 de Abril de 2021 – http://www.palmares.gov.br/?p=57112


”Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.”

1 Coríntios 16:13

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar