DOSE DE FÉ | Sete Santos Fundadores dos Frades Servitas

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Em uma Florença em plena guerra fratricida, A Mãe das Sete Dores escolheu sete rapazes para serem seus santos servos

Hoje é dia dos Sete Santos Fundadores dos Frades Servitas.

Entre os séculos XII e XIII, a Europa passava por crises morais com a perda de valores cristãos entre a sociedade civil e os religiosos. Neste contexto, surgiram diversas confrarias de leigos voltadas à vida de oração e penitência. Uma delas era a Confraria da Santíssima Virgem, ou Confraria dos Louvadores.

Faziam parte dessa confraria 7 rapazes florentinos: Aleixo Falconieri, Bonfiglio Monardi, Amadio de Amadei, Bonaiuto Manetti, Ugoccio de Ugoccioni, Maneto d’Antela e Sostenio de Sosteni. Em 15 de agosto de 1233, eles estavam em oração diante de uma imagem da Virgem Maria, quando esta se mexeu, indicando um sinal de dor. Todos ficaram intrigados. Quando voltavam para casa, Nossa Senhora apareceu-lhes toda vestida de preto e chorando, e explicou-lhes que seu pranto se devia à guerra civil fratricida que acontecia em Florença havia 18 anos.

Depois desse encontro, os 7 resolveram abandonar tudo o que tinham para poderem se dedicar totalmente à oração e à caridade para com os pobres, que se tornou seu estilo de vida. Com o apoio e sob a orientação do Bispo de Florença, fundaram uma comunidade religiosa a 18 quilômetros da cidade, no Monte Senário.

Inicialmente, a comunidade chamava Companhia de Nossa Senhora das Dores, e lá os sete rapazes, que passaram a trajar um hábito preto, viviam reclusos em oração e penitência. Uma vez por semana saíam da reclusão para rezarem em uma capela de Nossa Senhora das Dores na estrada Cafagio. Um dia, enquanto mendigavam doações para os pobres, um menino perguntou-lhes se eram servos de Maria. Eles viram nisso um sinal, e fundaram a Ordem dos Servos de Maria, ou Ordem dos Frades Servitas, seguindo a Regra de Santo Agostinho. Com o tempo, a Ordem começou a receber novos membros, cresceu e se espalhou pelo mundo, inclusive no Brasil.

Dos seus fundadores, o único que não foi ordenado sacerdote foi Aleixo, que não se julgava digno. Os Sete Fundadores foram canonizados em 1888, pelo Papa Leão XIII, que estabeleceu o dia 17 de fevereiro, data da morte do último deles (justamente Santo Aleixo Falconieri), em 1310.

Sete Santos Fundadores dos Servitas, rogai por nós!

 

Aos Sete Servitas

 

Das Sete Dores, nossa Mãe Maria

sete rapazes escolheu um dia,

 

a fim de mitigar as Suas Dores,

para serem seus simples servidores.

 

Um dia, eles rezando reunidos,

por Ela foram todos surpreendidos,

 

quando Sua santa imagem se moveu,

e depois, Ela mesma apareceu

 

aos sete, em pranto e luto por Seus filhos.

Depois daquele dia, novos trilhos

 

os moços assumiram em suas vidas,

que foram a Maria oferecidas

 

com a Ordem dos Servos que fundaram,

e com a qual Suas Dores consolaram.

 

Benditos sede, Sete Irmãos Servitas,

rogai por nós nas Glórias Infinitas!


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor