DOSE DE FÉ | Maria de Cléofas

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Tia de Jesus Cristo, irmã de Nossa Senhora e mãe de São Tiago de Zebedeu, Santa Maria de Cléfoas, Padroeira das tias, tem seu papel registrado na História da Salvação nos Evangelhos de Mateus, João e Marcos

Hoje é dia de Santa Maria de Cléofas, irmã da Virgem Maria e tia de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O nome Maria de Cléofas deve-se ao fato de que ela era casada com Cléofas Alfeu. O casal, aliás, eram os pais daqueles que são chamados de “irmãos de Jesus” (na verdade, primos) nos Evangelhos, Tiago Menor (Apóstolo) e José.

Maria de Cléofas foi testemunha de toda a História da Salvação, desde a gravidez de Nossa Senhora à Ressurreição de Cristo. É ela quem, junto de Maria, Maria Magdalena e São João, acompanhou Jesus até Seus últimos momentos de Cruz:

Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Magdalena“. (Jo 19,25)

O testemunho de São João é confirmado por São Mateus nos versículos 56 e 61 do capítulo 27 de seu Evangelho, assim como no de São Marcos, que, além de registrar a presença de Maria de Cléofas aos pés da Cruz, também relata que ela foi uma das testemunhas da Ressurreição:

E passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo (…) O mensageiro divino anunciou às piedosas mulheres: Por que procuram o vivo entre os mortos?” (Mc 15)

É interessante pensarmos que, enquanto irmã de Nossa Senhora, tia de Jesus e mãe de um dos Apóstolos, Santa Maria de Cléofas não apenas testemunhou, mas partilhou das alegrias e sofrimentos da História da Salvação (ela certamente esteve entre os que receberam o Espírito Santo no dia de Pentecostes, no Cenáculo). Não é à toa que sua representação é de uma mulher com o semblante triste, dolorido, de uma tia vendo seu sobrinho, o próprio Deus feito homem, padecendo na Cruz, e partilhando, impotente, da dor de sua irmã diante da morte do filho.

Por toda sua participação na Sagrada História, Maria de Cléofas é considerada santa pela Igreja, que a reconhece como Padroeira das tias. Aliás, não obstante haver um certo Dia das Tias em 21 e setembro, para os católicos, a melhor data seria, de fato, o 9 de abril. No dia de hoje, portanto, pense com carinho em suas tias e, em honra a Santa Maria de Cléofas, ore por elas!

Santa Maria de Cléofas, rogai por nós!

 

Oração a Santa Maria de Cléofas

 

No dia de hoje rezo

por toda tia querida,

e à tia de Jesus Cristo

esta prece é dirigida:

rogai, ó Santa Maria

de Cléofas por nossas tias!

 

À tia que o próprio Deus

Neném já pegou no colo,

pelas santas tias peço

no Céu por santo consolo:

rogai, ó Santa Maria

de Cléofas por nossas tias!

 

Tia de Nosso Senhor

e irmã de Nossa Senhora,

por todas tias pedi

a Eles na extrema hora:

rogai, ó Santa Maria

de Cléofas por nossas tias!

 

A vós, que testemunhou

a Cruz e a Ressurreição

de vosso amado Sobrinho,

eu peço de coração:

rogai, ó Santa Maria

de Cléofas por nossas tias!

 

Por todas as boas tias

do mundo, peço: rogai,

Santa Maria de Cléofas,

pra que vivam junto ao Pai.

Rogai, ó Santa Maria

de Cléofas por nossas tias!


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor