Conheça a preparação para o ”Mais Longo dos Dias”

Em 5 de Junho de 1944, ao entardecer no litoral da Inglaterra, as armadas Aliadas se puseram em movimento em direção a região da Normandia (França), com a maior força de combate marítimo–militar da história, movendo na escuridão da noite, em direção à ”Fortaleza Europa” ocupada pelos alemães.

O Dia-D (Operação Overlord) que foi programada para começar nesse dia, teve que ser adiada em 24 horas devido a uma forte tempestade que estava prestes a se iniciar.

Frota Naval se dirigindo rumo a Normandia (França).

O Comandante se dirige aos seus homens

Segue a ”Ordem do Dia” do General Eisenhower aos soldados:

”Soldados, marinheiros e aeronautas da Força Expedicionária Aliada!

Vocês estão prestes a embarcar para a Grande Cruzada, rumo à qual temos nos esforçado durante estes muitos meses. Os olhos do mundo estão sobre vocês. As esperanças e orações dos povos amantes da liberdade em toda parte marcham com vocês. Na companhia de nossos bravos aliados e irmãos-de-armas em outras frentes, vocês provocarão a destruição da máquina de guerra alemã e a eliminação da tirania nazista sobre os povos oprimidos da Europa e trarão paz para nós mesmos num mundo livre.

Sua tarefa não será fácil. Seu inimigo é bem treinado, bem equipado e endurecido pela batalha. Ele vai lutar com selvageria. Mas este é o ano de 1944! Muito aconteceu desde os triunfos nazistas de 1940-41. As Nações Unidas infligiram aos alemães grandes derrotas, em combate aberto, homem-a-homem. Nossa ofensiva aérea reduziu seriamente a força deles no ar e sua capacidade de fazer a guerra no solo. Nossas frentes domésticas nos deram uma avassaladora superioridade em armas e munições de guerra e puseram à nossa disposição grandes reservas de combatentes treinados.

A maré virou! Os homens livres do mundo estão marchando juntos à vitória! Tenho toda a confiança em sua coragem, devoção ao dever e competência de combate. Não aceitaremos menos do que a vitória completa! Boa sorte!

E vamos todos buscar a bênção de Deus Todo-Poderoso para esta grande e nobre missão. ”

– General Dwight “Ike” Eisenhower, Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa.

Os paraquedistas se preparam para o ataque

Simultaneamente, centenas de milhares de paraquedistas também se preparavam para sua missão.

Ilustração artística representando os paraquedistas aliados saltando dos C-47 sobre a Normandia (França).

Pouco depois da meia-noite de 6 de Junho de 1944, mais de 18.000 homens das 82ª e 101ª Divisões Aerotransportadas dos EUA e da 6ª Divisão Aerotransportada Britânica em seus C-47s, foram lançados na Normandia (França). Era a ”Missão Albany”.

Os paraquedistas aliados e a infantaria de planador foram lançados 5 horas antes do desembarque anfíbio nas praias da Normandia, para assegurar os flancos da invasão e evitar um contra-ataque alemão.

Enfrentando forte cobertura de nuvens e intenso fogo antiaéreo inimigo, ocasionando em muitos paraquedistas mortos antes mesmo de saírem de seus aviões e muitos sendo lançados fora de suas áreas-alvo.

O Ataque nas Praias

Tropas aliadas desembarcando na Normandia (França).

Às 06:30 da manhã de 06 de Junho de 1944, se inicia o desembarque anfíbio nas praias da Normandia (França). Foram 6.939 embarcações, 1.213 navios de guerra, 4.126 embarcações de desembarque, 736 embarcações auxiliares, 864 navios mercantes e mais de 150.000 homens. Uma incrível frota reunida para desembarcarem em 5 praias (de codinome Utah, Omaha, Gold, Sword e Juno).

Sob pesado fogo de metralhadoras e canhões, jovens de várias partes de mundo sacrificaram suas vidas no Altar da Liberdade.

Referência

Army, D-Day, acessado pela última vez em 05 de Junho de 2021 – https://www.army.mil/d-day/history.html


”Os homens livres do mundo marcham juntos para a vitória. Tenho plena confiança na coragem, na dedicação à vitória e na capacidade de combate de vocês. Não aceitaremos nada menos do que a vitória total.”

– General Dwight “Ike” Eisenhower, Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar