OSWALDO VIANA JR. | Deus na escola pública?

Oswaldo Viana Jr.
Oswaldo Viana Jr.https://oswaldoviana.substack.com/
Historiador, escritor e tradutor. Autor de "Deus na escola pública: a polêmica do ensino religioso no Brasil"

Relançamento do meu livro Deus na escola pública

A partir da difusão das ideias e valores do Iluminismo, propagados pela Revolução Francesa, o ensino de religião nas escolas públicas começou a gerar inúmeras controvérsias em diversos países. Muitos pensadores e legisladores pretenderam (e pretendem) acabar com todo e qualquer ensino desse tipo nos colégios públicos. “O estado é laico!”, bradam.

No Brasil, o assunto sempre causou muita polêmica. Após o golpe de 1889 que derrubou a Monarquia, a Constituição republicana de 1890 – influenciada pela filosofia positivista e pela maçonaria anticatólica – proibiu terminantemente o ensino religioso nas escolas públicas do país.

Apenas em 1931, o presidente Getúlio Vargas, após negociações com o cardeal do Rio de Janeiro, promulgou um decreto autorizando o retorno dessa disciplina às escolas. A decisão causou muitos debates em todo o país: o ensino religioso escolar foi o assunto mais discutido na Assembleia Constituinte de 1934 – e havia sido, também, a maior reivindicação da Igreja junto ao governo federal, nos primeiros 40 anos da República.

O livro apresenta algumas das discussões da época e discute em profundidade os argumentos de dois religiosos de destaque: o padre jesuíta Leonel Franca (fundador da PUC do Rio de Janeiro) e o pastor batista João Soren (líder renomado dos batistas), que se posicionaram de maneira antagônica em relação ao assunto – um a favor, e o outro totalmente contra o ensino religioso escolar.

Antes de entrar no assunto principal, o primeiro capítulo do livro apresenta um valioso resumo da presença no Brasil da Igreja Católica e dos primeiros missionários protestantes, resgatando diversos episódios dramáticos, pitorescos e até cômicos de nossa história, mostrando como eles confluíram para a questão do ensino religioso.

De leitura agradável, ilustrado e bem documentado (e sem tomar partido no debate entre o padre e o pastor), Deus na escola pública oferece ao leitor um ponto de vista privilegiado para a observação de temas como: liberdade religiosa, estado laico, bullying escolar, intolerância e relação Igreja-Estado, num convite à reflexão sobre a necessidade de respeito às diferenças que os direitos humanos e a vida em sociedade exigem, num assunto sempre atual.

* A 2a edição encontra-se à venda na Amazon: www.amazon.com.br/dp/B0DH7YMVQM

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor