Durante a Campanha de Guadalcanal, os americanos conseguiram vencer um oponente devoto à causa e em maior número

A Campanha de Guadalcanal se iniciou em 7 de Agosto de 1942, sendo a primeira grande ofensiva terrestre realizada pelos Aliados no Teatro de Operações do Pacífico após o ataque japonês à Pearl Harbor (Hawaii), em Dezembro de 1941, responsável pelos EUA entrarem na Segunda Guerra Mundial.

Fuzileiros Navais Americanos (USMC) em Guadalcanal (1942).

Objetivavam ocupar e manter essa ilha (Guadalcanal), evitando que fosse utilizada como satélite do Império Japonês para um avanço total contra a Oceania (especificamente a Austrália). O Campo de Henderson Field era um aeródromo no norte da Ilha de Guadalcanal, originalmente construído pelos japoneses nos seus esforços de avançarem contra a Austrália, sendo mais tarde ocupada pelos americanos na invasão. Os Japoneses posteriormente fizeram novo desembarque na ilha e por inúmeras vezes tentaram recuperar esse aeródromo.

Mapa do perímetro em Guadalcanal, mostrando as rotas de abordagem das forças japonesas e os locais dos ataques japoneses durante a batalha. “Bloody Ridge” se encontra no centro inferior do mapa.

Entre 12 e 14 de Setembro de 1942, durante essa árdua Campanha, 800 homens do Corpo de Fuzileiros Navais (USMC) liderados pelo Coronel Merritt Edson (1st Marine Raider Battalion), enfrentaram mais de 2.500 soldados japoneses num cume que servia como proteção para o Campo de Henderson Field e o Posto de Comando do Batalhão dos Fuzileiros, no que ficou conhecido como a Batalha de Edson’s Ridge.

O plano dos japoneses era de atacarem a crista do perímetro, pois com base no testemunho de um piloto americano capturado, foi revelado que era a parte mais fraca das defesas americanas. O ataque iniciou com uma barragem naval pela marinha japonesa, seguida por levas de soldados. Muitos conseguiam passar as linhas americanas e se digladiavam com os fuzileiros navais em um frenético combate corpo-a-corpo e baionetas. Certos esquadrões aliados foram forçados a recuarem para outras linhas de defesas. O ataque se repetiu na noite seguinte, porém, de forma ainda mais enérgica. Mas a determinação dos ”Marines” foi maior que as adversidades.

Soldado americano disparando uma metralhadora M1919A4 (30. cal) de sua trincheira para impedir o avanço japonês na Batalha de Edson’s Ridge. Cena do jogo ”Medal of Honor: Pacific Assault” (2004).

Por mais que os fuzileiros americanos se encontrassem carentes de suprimento, devido ao fato de que a Frota Naval americana recuou temendo um ataque mortífero da poderosa Marinha Imperial Japonesa, se envolveram em um violento combate corpo a corpo com baionetas, fuzis, pistolas e granadas, contra um inimigo fanático e em maior superioridade numérica, vencendo-os bravamente.

Referência

HISTORY OF 1ST MARINE DIVISION, MARINES, acessado pela última vez em 14 de Maio de 2021 – https://www.1stmardiv.marines.mil/About/History/


”Com confiança nas nossas forças armadas, com a grande determinação do nosso povo, iremos alcançar o inevitável triunfo – assim Deus nos ajude.”

– Discurso do Presidente Franklin D. Roosevelt (EUA) ao Congresso, 8 de Dezembro de 1941. Declaração de Guerra ao Japão.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar