23.6 C
São Paulo
domingo, 19 setembro, 2021

02 de Setembro de 1945: fim da Segunda Guerra Mundial

Revista Mensal
Jonas Buccinihttp://www.revistaesmeril.com.br
Patriota, Conservador e Entusiasta da História Militar!

O conflito mais sangrento da história chegava ao fim

Com o fim da Guerra no continente europeu, após a capitulação do Eixo nazi-fascista (em maio de 1945), o mundo foi jogado em um contexto de suspense e apreensão, com um último inimigo ainda de pé e a ser derrotado pelos Aliados. Com uma postura fanática, feroz e resiliente – mais do que os parceiros já derrotados na Europa –, o Império Japonês continuava de irresoluto em armas sem nenhum sinal de intenção de se render.

Pin on Around the Net
Soldados japoneses com sua bandeira imperial.

Na madrugada do dia 06 de agosto de 1945, um Bombardeiro B-29 (de apelido ”Enola Gay”), decola das Ilhas Marianas, armado com uma bomba de urânio (apelidada de ”Little Boy”). As 08:15 a bomba explode a cerca de 580 metros acima da cidade de Hiroshima, matando mais de 140 mil pessoas e destruindo uma enorme área.

Hiroshima antes e depois do ataque atômico.

Às 3:47 da madrugada de 09 de agosto de 1945, um Bombardeiro B-29 (”Bock’s Car), decolou das Ilhas Marianas armada com uma bomba de plutônio (”Fat Man”). Era (40%) mais poderosa do que a bomba que explodira em Hiroshima poucos dias antes (06). A bomba explodiu na cidade portuária de Nagasaki às 11:02, a cerca de 500 metros de altitude, matando 40 mil pessoas.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Delegação japonesa no encouraçado USS Missouri, local da assinatura da rendição, na Baía de Tóquio em 02 de Setembro de 1945.

Ao meio-dia de 15 de agosto de 1945 (horário do Japão), o Imperador Hirohito anunciou a rendição de seu país em uma transmissão de rádio. A rendição formal foi assinada em 2 de setembro, a bordo do navio de guerra americano Missouri, ancorado na baía de Tóquio.

Kantai Collection discussion thread - Page 1557 - Off-Topic - World of  Warships official forum
Demonstração de força da armada americana na baía de Tóquio (Japão) em 02 de Setembro de 1945, durante a rendição japonesa.

Quando a cerimônia foi concluída, 450 aviões de transporte da Terceira Frota e os bombardeiros B-29 passaram em formação. Essa demonstração impressionante ressaltou o poder que levou o Japão e as demais nações do Eixo a uma capitulação pelos Aliados. Era o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Famosa foto do beijo entre um marinheiro e uma enfermeira na Times Square (New York-USA) nas comemorações do término do conflito em Setembro de 1945.

Referência

The Japanese surrender, Britannica, acessado pela última vez em 02 de Setembro de 2021 – https://www.britannica.com/topic/Pacific-War/The-Japanese-surrender


COM CONFIANÇA NAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS, COM A GRANDE DETERMINAÇÃO DO NOSSO POVO, IREMOS ALCANÇAR O INEVITÁVEL TRIUNFO – ASSIM DEUS NOS AJUDE.

—  Discurso do Presidente Franklin D. Roosevelt (EUA) ao Congresso, 8 de Dezembro de 1941. Declaração de Guerra ao Japão

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL JÁ COMEÇOU?

Guerra Biológica (Vírus), Guerra Psicológica (Mídia), Guerra Econômica (Embargos) e Guerra Cibernética (Instabilidade em Aplicativos) “A guerra não é mais...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img