Nesta data ocorre a primeira reação nuclear autossustentada em cadeia
Em 02 de Dezembro de 1942, ocorre a primeira reação em cadeia nuclear controlada e autossustentável. Uma conquista formidável de Enrico Fermi (1901-1954) e seus colegas do Laboratório Metalúrgico da Universidade de Chicago.

Enrico Fermi foi um físico italiano, posteriormente naturalizado estadunidense, que se destacou no trabalho de desenvolvimento do primeiro reator nuclear, contribuição ao desenvolvimento da teoria quântica, física nuclear e de partículas.
“O navegador italiano acaba de pousar no Novo Mundo…”
– Mensagem telefônica codificada confirmando a primeira reação em cadeia nuclear autossustentável, 02 de Dezembro de 1942.

Fermi estava trabalhando em fissão nuclear na Columbia University em Nova York, quando Albert Einstein escreveu sobre seu trabalho ao Presidente Franklin D. Roosevelt. Einstein temia que os pesquisadores nucleares nazistas pudessem ganhar uma liderança imbatível no campo do desenvolvimento nuclear e desenvolver uma arma atômica que pudesse vencer a guerra. O Governo Roosevelt respondeu positivamente aos alertas de Einstein, elaborando o então secreto – e agora famoso; Projeto Manhattan.

Os principais cientistas atômicos dos EUA logo se reuniram em Chicago para ver o quão viável era iniciar uma reação em cadeia nuclear, começando com uma reação controlada em vez de explosiva, por motivos óbvios.

Chicago Pile-1 foi o primeiro reator nuclear do mundo e alimentou pesquisas futuras dos laboratórios nacionais do Departamento de Energia para ajudar a desenvolver os primeiros reatores navais e nucleares. A reação em cadeia de fissão autossustentável ocorreu às 15h36 daquele dia, em uma quadra de squash da Universidade de Chicago em Chicago, Illinois. É a base para as primeiras bombas atômicas, sendo a primeira grande conquista técnica do Projeto Manhattan.

O grupo de cientistas comemorou a extraordinária conquista com uma garrafa de vinho, sendo servida em copos de papel. Grande parcela dos cientistas assinaram o rótulo da garrafa, sendo isso o único registro escrito de quem havia participado do experimento.

Para saber quais foram os Efeitos dos Testes Nucleares do Século XX na População Civil, clique aqui para ler nosso artigo sobre o tema.
Referência
CP-1 GOES CRITICAL, U.S. Department of Energy, acessado pela última vez em 02 de Dezembro de 2021 – https://www.osti.gov/opennet/manhattan-project-history/Events/1942-1944_pu/cp-1_critical.htm
10 Intriguing Facts About the World’s First Nuclear Chain Reaction, Office of Nuclear Energy, acessado pela última vez em 02 de Dezembro de 2021 – https://www.energy.gov/ne/articles/10-intriguing-facts-about-worlds-first-nuclear-chain-reaction
Agora eu me torno a Morte, a destruidora de Mundos
— Robert Oppenheimer, físico que dirigiu o Projeto Manhattan para o desenvolvimento da bomba atômica, citando ”Bhagavad Gita”
Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!