TURISMO & HISTÓRIA丨Liverpool, o berço dos Beatles

Lobo
Lobohttps://www.facebook.com/atocadolobomau
Autor e criador da página @atocadolobomau Uma página de ideias, pensamentos e um pouco de poesia.

Liverpool é uma cidade antiga da Inglaterra medieval, que por mais de um século tornou-se uma das mais visitadas da Grã-Bretanha graças à sua beleza, história e aos seus habitantes hospitaleiros e entusiastas do futebol. Não se pode esquecer que Liverpool é muito mais conhecida como a cidade dos Beatles, afinal é o berço da maior banda de rock de todos os tempos.

Liverpool respira música e tornou-se um verdadeiro ponto de referência para jovens músicos que exibem seu talento musical nos diversos pubs e bares com música ao vivo na cidade. Até os ruídos são diferentes em Liverpool, muito mais abafados, mais “marinhos”, afinal a música emanada pelos navios, docas e gaivotas também se ouve por lá.

O que fazer em Liverpool?

O porto com vista para o Mar da Irlanda é cheio dos encantos distintivos das cidades litorâneas, além de ser o motor da economia de Liverpool há alguns séculos. Completamente restaurado, Albert Docks se transformou num espaço artístico e cultural, pulsando como o coração da cidade e da vida noturna. 

Caminhando pelo píer, você se depara com a famosíssima The Beatles Pier Head, a disputadíssima estátua dos Beatles, afinal todo mundo quer fazer aquela foto instagramável na cidade.

A cidade é pequena, reunida de um lado em torno do centro histórico, do outro em torno dos antigos armazéns portuários hoje parcialmente transformados em uma área artística, cultural e comercial, com uma bela vista para o mar do norte.

O centro é perfeito para fazer compras, especialmente se você quiser levar memorabilia dos Beatles, é claro.  Os restaurantes da cidade são bastante requisitados e estão quase sempre lotados, portanto é sempre bom escolher e já reservar. Mas os museus e as catedrais estão, naturalmente, no topo da lista de atrações. 

Liverpool também possui um renomado centro universitário, sendo ainda um renomado centro teatral, para onde jovens aspirantes à atuação se dirigem todos os anos a fim de aprimorar sua arte. 

Cavern Club

Mathew Street é uma rua com diferentes lugares dedicados aos Beatles, incluindo o lendário The Cavern Club, clube onde os Beatles começaram sua carreira no início dos anos sessenta.

A primeira apresentação da banda ocorreu neste espaço a 21 de fevereiro de 1961, em seu retorno de Hamburgo, sendo também o lugar onde a banda foi abordada por Brian Epstein, o genial empresário que os consignaria ao sucesso mundial.

Diversas bandas e estrelas do quilate de Rolling Stones, Who, Elton John e Queen se apresentaram na lendário casa noturna.

O Clube original fechou em 1973 e o atual, uma réplica perfeita, fica ao lado e reabriu em 1984; todas as tardes e todas as noites você pode ouvir música ao vivo. Todo ano, o mês de agosto ali sedia o festival Internacional Beatleweek.

Beatles Tour

Na mesma rua, a poucos passos, está o Liverpool Beatles Museum, anteriormente conhecido como Magical Beatles Museum, criado por Roag Best, meio-irmão de Pete Best, o primeiro baterista dos Beatles.

A exposição, localizada em um prédio de cinco andares, apresenta centenas de peças originais, dispostas em alas com períodos diferentes da história dos Beatles, incluindo a guitarra Futurama de George Harrison, roupas, o alto-falante de baixo de Paul McCartney, a cadeira de ovo feita sob medida de Lennon, o violoncelo de “I Am the Walrus”, entre outros objetos para enlouquecer qualquer beatlemaníaco. 

Há outro museu em homenagem à banda, o The Beatles Story, localizado próximo a Albert Dock. O espaço conta também com objetos pessoais dos integrantes, cenários e roupas originais, restaurando uma atmosfera única para os fãs.

Outro lugar interessante para os fãs de rock é British Music Experience, uma viagem interativa pela história do rock e da música pop britânica, passando por Beatles, Rolling Stones, David Bowie, Spice Girls, Adele e até o programa X-Factor.

Mas há também outros interessantes museus na cidade, além de Beatles. O destaque fica para o Museu Marítimo de Merseyside, que reproduz o interior de um navio real, e o Museu de Liverpool, que conta a história da cidade e de alguns de seus célebres habitantes.

Liverpool também é futebol

A cidade também é muito conhecida pelo futebol, portanto assistir a uma partida de futebol em Anfield Road é realmente algo especial.

Os estádios ingleses em geral são lindos, o futebol é um ritual aqui e ver os torcedores do Liverpool cantando You’ll Never Walk Alone enquanto o time entra em campo também é emocionante.

O estádio fica um pouco do lado de fora e, como todos os estádios de futebol no Reino Unido, é equipado com praça de alimentação, museu, loja e música de entretenimento do lado de fora dos portões para acompanhar a entrada da partida.

Como chegar em Liverpool?

É muito fácil chegar de Londres. Em menos de três horas de trem rápido saindo da London Euston Station você chega na estação de Liverpool, fincada no coração da cidade.

Os jardins de John Lennon

Alguns poetas dizem que todas as crianças têm um jardim secreto, talvez um esconderijo embaixo da escada, ou os galhos de um grande carvalho, pois daí fortalecem a imaginação. Para John Lennon, quando criança, o seu jardim era o de Strawberry Fields, o antigo lar infantil do Exército da Salvação, que fica a apenas oito minutos a pé da casa de infância de John Lennon, na Menlove Avenue. Ele visitava a festa anual de verão no jardim de Strawberry Field e em outras ocasiões ele escalava a cerca e invadia o local para brincar nos jardins, que serviram de inspiração para a música “Strawberry Fields Forever” dos Beatles. 

A mansão de estilo gótico da era vitoriana também chegou a ser usada como um orfanato, administrado pelo Exército da Salvação desde 1936, embora esse prédio tenha sido demolido seis anos depois que a música dos Beatles foi lançada e o lar das crianças, substituído por um mais novo. 

No hit dos Beatles de 1967, John Lennon canta: “Deixe-me levá-lo para baixo, porque estou indo para Strawberry Fields” e os fãs dos Beatles têm feito uma peregrinação ao local desde então.

O espaço hoje é aberto ao público e além dos jardins encantadores e até mesmo os bancos de parque, perfeitos para relaxar durante o passeio, feitos a partir da mansão original da era vitoriana, há também uma exposição interativa contando a história do local, contendo diversas entrevistas com pessoas ligadas aos Beatles e Strawberry Field. O piano em que Imagine foi composta também integra o museu.

O centro de visitantes é administrado como parte do programa Steps to Work do Exército de Salvação, que oferece treinamento e experiência de trabalho para jovens com deficiência.

Como chegar em Strawberry Field?

Você pode chegar ao Strawberry Field pegando a linha de ônibus local 76 da estação de ônibus Liverpool One e saindo na Beaconsfield Road. A viagem, a partir do centro da cidade, leva cerca de meia hora.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

1 COMENTÁRIO

  1. Nossa! Que matéria Maurício Nunes, obrigada por esta incrível viagem.
    “Você nunca caminhará sozinho.”
    seus fãs e seguidores estão com você. Gratidão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor