SANQUIXOTENE DE LA PANÇA | Falando de Xeque-Mate

Paulo Sanchotene
Paulo Sanchotene
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene é mestre em Direito pela UFRGS e possui um M.A. em Política pela Catholic University of America. Escreveu e apresentou trabalhos no Brasil e no exterior, sobre os pensamentos de Eric Voegelin, Russell Kirk, e Platão, sobre a história política americana, e sobre direito internacional. É casado e pai de dois filhos. Atualmente, mora no interior do Rio Grande do Sul, na fronteira entre a civilização e a Argentina, onde administra a estância da família (Santo Antônio da Askatasuna).

Literalmente!


O colunista informa do Campeonato Mundial de Xadrez, o principal título do esporte, que está sendo disputado desde domingo.


Literalmente falando de xeque-mate. Não se trata de uma alusão à cadeia. Me refiro aqui ao jogo. Resolvi falar esta semana de xadrez, pois começou a final do Campeonato Mundial de Xadrez Clássico.

Trata-se do principal título do xadrez. Eu gosto do jogo, apesar de não ter talento. Achei por bem compartilhar essa notícia convosco.

(Breve parênteses: há quatro campeões mundiais de xadrez – clássico, rápido, blitz, e Fischer. Porém, o campeão do clássico é considerado o mais importante.)

Ian Nepomniachtchi e Liren Ding se classificaram ao terminarem nas duas primeiras posições no Torneio de Candidatos, que define o desafiante ao título mundial. Normalmente, se classificaria apenas o primeiro.

Contudo, o torneio não ficou livre de polêmica. Para começar, Nepo não jogará pela Rússia. A federação russa está suspensa desde o começo da guerra da Ucrânia. Contudo, isso é o “de menos”.

Há o fato de o atual campeão não defender seu título; como é de costume. Magnus Carlsen simplesmente renunciou após cinco vitórias consecutivas: 2013, 2014, 2016, 2018, e 2021. Em 2021, inclusive, derrotou Nepo, o vencedor do torneio de candidatos.

Não é a primeira vez que o campeão renuncia a coroa. Porém, ao contrário de Bobby Fischer em 1975, que simplesmente se aposentou, o norueguês Carlsen segue competindo. Não apenas segue competindo, como segue vencendo.  Ele tem uma pontuação superior aos dois finalistas:

1º) Magnus Carlsen (NOR) – 2.853
2º) Ian Nepomniachtchi (RUS) – 2.795
3º) Liren Ding (CHN) – 2.788

O que isso significa? Há quem diga que manche o título. Afinal, não se estaria coroando o melhor jogador do mundo. Mas se esse renunciou, o que se pode fazer? Seria esse título menos legítimo que os demais?

Deixo essas perguntas para vós.

O torneio começou no domingo e pode se estender até o dia 30.

Já tivemos duas partidas. Nepo lidera com uma vitória.

Amanhã, os jogadores estão de folga; voltando a se enfrentar na terça.

Pelo formato, os jogadores começam a partida com 120 minutos. Após o lance 40, recebem mais 60 minutos. Após a jogada 60, recebem mas 15 minutos, com 30 segundos de bônus por lance.

Estão previstas 14 partidas. O primeiro jogador a alcançar 7,5 pontos é o campeão. Se houver empate em 7, haverá jogos em formatos com tempo reduzido até sair um vencedor.

As partidas estão sendo realizadas em Astana, Cazaquistão, no luxuoso hotel St. Regis. É possível acompanhar as partidas pelo Youtube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor