Conheça a reação dos EUA ao ataque que os levou a entrarem na Segunda Guerra Mundial

Em 7 de Dezembro de 1941, ocorreu o ataque surpresa a base naval americana de Pearl Harbor, no Hawaii, realizado pela Marinha Imperial Japonesa. Para saber mais acerca do ataque, acesse nosso artigo clicando aqui.

”O Japão iniciou, dessa forma, uma ofensiva surpresa que se estende a toda a área do Pacífico. Os factos de ontem falam por si. O povo dos Estados Unidos já formou a sua opinião e compreende as implicações para a vida e segurança da nação.”

– Discurso do Presidente Franklin D. Roosevelt (EUA) ao Congresso, 8 de Dezembro de 1941. Declaração de Guerra ao Japão.

(a) Doolittle Raid (Ataque Doolittle)

 Arte representando os bombardeiros B-25 Mitchell decolando do USS Hornet (CV-8) rumo à Tóquio.

Em 18 de Abril de 1942, em reposta ao ataque a Pearl Harbor, a Força Aérea americana – encabeçada pelo Tenente-Coronel James Harold Doolittle – iniciou um ataque via porta-aviões (USS Hornet) com 16 bombardeiros B-25 Mitchell rumo a Tóquio e demais posições no Japão.

Bombardeiros B-25 Mitchell no deque do Porta-Aviões USS Hornet (CV-8)

As aeronaves estavam ”atualizadas” para a missão com menos combustível e menos equipamentos para diminuir o peso e junto da frota da Marinha americana, sofriam um alto perigo naqueles mares, já que em 1942 o Império japonês dominava um território que cobria 7.4 milhões de quilômetros quadrados, sendo um dos maiores impérios marítimos da história.Nas bombas utilizadas no ataque, foram amarradas medalhas japonesas oferecidas pelo Japão como sinal de paz antes do ataque a Pearl Harbor.

Mapa do ”Doolittle Raid” em 18 de abril de 1942

O ataque causou poucos danos à capacidade de guerra do Império do Japão, mas foi uma importante vitória de propaganda para os Estados Unidos. Os pilotos infelizmente não tinham como voltar, por isso tinham que chegar a China não-ocupada, mas muitos infelizmente não conseguiram. O saldo negativo entre as forças americanas foram de 3 mortos, 8 prisioneiro de guerra (4 morreram em cativeiro: 3 executados, 1 por doença).

(b) Makin Raid (Ataque à Ilha de Makin)

Arte representando os ”Marine Raides” partido em botes rumo à ilha

Ainda no espirito revanchista ao ocorrido em Pearl Harbor, mas agora com visão estratégica a longo prazo, ocorreu em 17 e 18 de Agosto de 1942 o ataque a Ilha de Makin no Oceano Pacifico que era controlada e utilizada como linha de suprimentos da maquina de guerra do Império Japonês.

Cena do jogo ”Medal of Honor: Pacific Assault” (2004)

O ataque foi feito por mais de 200 ”Marine Raiders”, Força de Elite do Corpo de Fuzileiros Americanos (USMC), que estavam abordos de dois submarinos contra uma guarnição japonesa do mesmo tamanho esperado. A Ilha de Makin era uma peça importante nas rotas de ações no Sul do Pacífico, rumando suas futuras ações contra a Oceania, especificamente a Austrália. Funcionando como um posto avançado estratégico.

Mapa do ”Makin Raid” em 17-8 de Agosto de 1942

Ao final do ataque foi contabilizado grandes baixas das forças inimigas na Ilha. O Atol de Makin foi utilizado na estratégia para o desembarque americano na Ilha Guadalcanal, que viria ser um combate ferrenho e árduo mais a frente. Que possuía um aeródromo que poderia funcionar como uma ponta de lança para uma futura invasão da Austrália. Cujo artigos de duas batalhas você pode acessar clicando aqui: Batalha de Tenaru e Batalha de Edson’s Ridge.

Referência

Doolittle Raid, Naval History and Heritage Command, acessado pela última vez em 22 de Maio de 2021 – https://www.history.navy.mil/content/history/nhhc/browse-by-topic/wars-conflicts-and-operations/world-war-ii/1942/halsey-doolittle-raid.html

The Makin Island Raid at 70, USNI News, acessado pela última vez em 22 de Maio de 2021 – https://news.usni.org/2012/08/16/makin-island-raid-70


”Com confiança nas nossas forças armadas, com a grande determinação do nosso povo, iremos alcançar o inevitável triunfo – assim Deus nos ajude.”

– Discurso do Presidente Franklin D. Roosevelt (EUA) ao Congresso, 8 de Dezembro de 1941. Declaração de Guerra ao Japão.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar