23.5 C
São Paulo
sábado, 28 maio, 2022

EMOCIONANTE | Pracinha da FEB recebe despedida fúnebre do Exército Brasileiro

Revista Mensal
Jonas Buccinihttp://www.revistaesmeril.com.br
Patriota, Conservador e Entusiasta da História Militar!

Veterano brasileiro da Segunda Guerra Mundial era centenário

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi a força militar brasileira que contou com 25.445 soldados, responsáveis pela participação do país na Segunda Guerra Mundial, no Teatro de Operações do Mediterrâneo (Aliados), especificamente na Itália.

TOMADA DE MONTE CASTELO: 21 de fevereiro de 1945. http://www.cgea.eb.mil.br/pt/noticias-da-om/17-ultimas-noticias/138-tomada-de-monte-castelo-21-de-fevereiro

Chamados popularmente de “Pracinhas”, expressão que surgiu de ”sentar à praça” (quem se alistava nas Forças Armadas, nas patentes mais baixas), tinham como símbolo uma cobra fumando seu cachimbo, pois remetia a uma insinuação da época que dizia ser “mais fácil uma cobrar fumar do que o Brasil entrar na guerra”. Para esses eu digo: “a Cobra Fumou!”.

Despedida do Herói

Nesta quarta-feira (04), em Dourados (MS), o combatente da Força Expedicionária Brasileira, Januário Antunes Maciel, foi homenageado pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada em sua despedida fúnebre. O herói faleceu no dia anterior (3), aos 100 anos de idade.

https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/znUQcGfQ6N3x/content/id/15415238

Integrou como voluntário no 1º Regimento de Infantaria (Regimento Sampaio), de 23 novembro de 1944 a 22 agosto de 1945. Na Itália, participou de batalhas como a de Monte Castelo e La Serra, entre outras.

Entre as homenagens do Exército Brasileiro constaram guarda, escolta e salva fúnebre realizada por militares da guarnição de Dourados. O Veterano havia sido condecorado com a Medalha de Campanha, Medalha do Mérito Força Expedicionária Brasileira, Medalha da Vitória e Medalha Cruz Europeia.

https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/znUQcGfQ6N3x/content/id/15415238

Jamais serão esquecidos os Heróis da Pátria! Brasil!


Com informações do Exército Brasileiro (4ª Brigada Cavalaria Mecanizada).


“Por mais terras que eu percorra não permita, Deus, que eu morra sem que volte para lá. Sem que leve por divisa esse ”V” que simboliza a Vitória que virá!”.

– Trecho da ”Canção do Expedicionário”.

Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2022
- Advertisement -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL JÁ COMEÇOU?

Guerra Biológica (Vírus), Guerra Psicológica (Mídia), Guerra Econômica (Embargos) e Guerra Cibernética (Instabilidade em Aplicativos) “A guerra não é mais...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img