19.4 C
São Paulo
quinta-feira, 28 outubro, 2021

Perdi o meu certificado de vacinação! E agora?

Revista Mensal
Emmanuel Emídio Maciel de Castro
Emmanuel Emídio Maciel de Castro é apaixonado pela medicina, em todos os aspectos bioquímicos e fisiológicos. Desde criança sempre gostou da E astronomia, música e medicina. As duas primeiras escolheu para hobbies e a última como profissão, um sacerdócio para toda a vida.

Nem tudo está perdido! Veja como solicitar e baixar o seu certificado de vacinação através da Carteira de Vacinação Digital

Vivemos um momento de instabilidade sanitária. Segundo os dados do Ministério da Saúde, até esta sexta-feira (3), foram distribuídas 233.761.984 e aplicadas 192.521.167 doses das vacinas, visando gerar imunidade contra a Covid-19 (causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2).

Outrossim, ao poucos, a rotina do Brasil aparentemente está voltando ao normal. Alguns eventos populares retornaram – com os seus devidos cuidados sanitários – e alguns países estão reabrindo suas fronteiras terrestres e aéreas aos estrangeiros.

Em meio a tudo isso, você, candidato a ir para algum evento ou país que cobre a obrigatoriedade do certificado de vacinação, deve ter consigo mecanismos (plano “B”) para eventuais situações adversas que podem ocorrer com o seu comprovante impresso. No entanto, se aconteceu do comprovante ter estragado, ou mesmo esquecido/perdido, ainda há salvação.

Consultando a Carteira de Vacinação

Por meio do aplicativo “Conecte SUS” – disponível para às plataformas Android, iOS e na versão Web – é possível consultar a sua carteira de vacinação e apresentá-la (na forma digital ou impressa) no referido local de checagem e cobrança de tal comprovante.

Créditos da Imagem | Divulgação | Fiocruz

No site do Ministério da Saúde há o passo a passo sobre como fazer essa consulta, mas deixarei aqui um passo a passo rápido e direto.

  1. – Após a vacinação, seus dados ou atualizações devem constar no aplicativo, em até 10 dias;
  2. Já logado no aplicativo, siga os comandos:
  • a) Buscar o ícone vacina >> Apertar o ícone vacina >> Ver as doses administradas >> abrir o detalhamento das doses administradas >> clicar no botão emissão do certificado.
  • b) Na versão Android é possível também pelos passos: Vacinas >> Carteira de Vacinação Digital >> Clicar no ícone do PDF (no canto superior direito) >> Abrir pelo visualizador de PDF > > Imprimir.
  • 3 – Agora é necessário validar a sua Carteira de Vacinação Digital. Para isso, basta seguir algumas orientações. Após imprimir seu certificado (no idioma desejado) volte ao menu principal do aplicativo e clique na opção “Valida QR Code“. Também é possível validar a Carteira de Vacinação Digital no site http://validacertidao.saude.gov.br

Opções de emissão

É possível validar e imprimir o documento em português, inglês e espanhol. Porém, aos que ainda não tomaram a segunda dose (ou receberam a dose única da Janssen), só será possível baixar em português.

Créditos da Imagem | Tecnoblog

Aos que foram vacinados com a dose única da Janssen há a opção de entrar em contato com a ouvidoria do serviço e relatar a situação, através da opção “Fale com o conecte SUS“, disponível nas ferramentas do menu principal (para quem acessar por mobile) ou no canto inferior esquerdo (versão Web).

Para o viajante

Apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 como comprovante de vacinação. Mas outros reconhecem o comprovante físico e o Certificado de Vacinação Digital como documentos para fins de atestado sanitário – temporário – para imunização contra a Covid-19.

Referências: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/conecte-sus


Quem tem alma não tem calma

— Fernando Pessoa

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

Sódio | Herói ou Bandido?

Uma questão de bom senso tão importante quanto o sabor
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img