18.5 C
São Paulo
domingo, 5 dezembro, 2021

O papel das Rodovias Interestaduais na Defesa Nacional em um Ataque Nuclear

Revista Mensal
Jonas Buccinihttp://www.revistaesmeril.com.br
Patriota, Conservador e Entusiasta da História Militar!

Durante a Guerra Fria, os americanos investiram na construção de um sistema que facilitasse a evacuação de grandes conglomerados urbanos

Contexto Geopolítico

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a rendição incondicional dos alemães em maio de 1945 e dos japoneses em setembro daquele mesmo ano – após o lançamento de duas bombas atômicas em duas de suas cidades, em agosto. O mundo foi jogado em um contexto geopolítico de suspense.

Era o início da Guerra Fria, com a divisão dos países entre as forças alinhadas aos Estados Unidos (OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte) e aos países alinhados a União Soviética (Pacto de Varsóvia).

Ambos os blocos começaram a criar um arsenal de armas nucleares e demais equipamentos para proteger seus interesses nessa nova rodada na busca pela hegemonia global.

Presidente Eisenhower

General Dwight “Ike” Eisenhower (Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa) falando com os paraquedistas da 101ª Divisão Aerotransportada em Newbury, Inglaterra, em 5 de Junho de 1944, um dia antes do Dia-D.

Dwight D. Eisenhower (1890-1969), de apelido “Ike”, foi o 34º Presidente dos EUA (1953-61) e também um General Cinco Estrelas do Exército Americano, sendo o Comandante Supremo das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Foi o responsável pela dessegregação racial nas Forças Armadas e pela Lei dos Direitos Civis de 1957. Mais do que ninguém, tinha amplo conhecimento do setor militar nos EUA.

Denunciando em seu mandado as relações promiscuas do complexo industrial-militar com a política americana.

Lei de Rodovias Interestaduais e de Defesa Nacional (National Interstate and Defense Highways Act)

Foi o maior projeto de obras públicas realizado no país e surgiu em um momento em que a Guerra Fria passava pela ameaça generalizada de um ataque nuclear. Exigindo a capacidade de executar evacuações de emergência das grandes cidades e uma rápida movimentação de tropas para a defesa nacional em um cenário de invasão. Setenta e nove por cento do público achava que um conflito nuclear entre os Estados Unidos da América e a União Soviética era iminente. Nesse cenário, 70 milhões de residentes urbanos precisariam ser evacuados.

Uma vista aérea de fileiras de casas e ruas.
O aumento nos subúrbios nos Estados Unidos, como Levittown, Pensilvânia, aumentou a demanda por boas estradas. Créditos: https://billofrightsinstitute.org/essays/the-national-highway-act

Um exercício de evacuação urbana em grande escala conduzido em junho de 1955 mostrou a importância de um plano de evacuação. A confusão que se seguiu, juntamente com as rotas de evacuação lotadas, pareceram justificar o caso do Presidente Eisenhower a favor do Projeto com o envolvimento direto do Departamento de Defesa (DOD). Contribuindo com equipamento e pessoal para os testes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, como Comandante Supremo dos Aliados, Eisenhower se maravilhou com o vasto sistema de rodovias construído pelos alemães. Eisenhower escreveu em suas memórias presidenciais: “Durante a Segunda Guerra Mundial, eu tinha visto o sistema superlativo de autobahn alemã – [as] rodovias nacionais cruzando aquele país.”

Na abertura da primeira seção do Reichsautobahn Frankfurt-Darmstadt, Hitler rasgou a fita branca com seu carro
O Führer Adolf Hitler na inauguração do trecho Frankfurt-Darmstadt da Reichsautobahn. Rasgando a fita branca com seu carro. Foram construídos 3.819,7 km de Rodovia sob o Governo do Terceiro Reich. Créditos: picture-alliance/dpa/dpaweb

Este avançado sistema rodoviário europeu ajudou os Aliados a avançarem rapidamente nos momentos finais do conflito. Permitindo que eles reabastecessem com eficiência as forças que perseguiam a Wehrmacht alemã através da França e da Alemanha.

Os líderes militares sabiam com base em suas experiências nas duas guerras mundiais anteriores, que as estradas eram vitais para a defesa nacional. Sem contar os atributos econômicos positivos da construção de um sistema de rodovias, gerando inúmeros empregos para um crescimento econômico e diminuindo o tempo de transporte de alimentos das fazendas às cidades, garantindo uma melhor segurança alimentar à nação.

This map shows the Dwight D. Eisenhower National System of Interstate and Defense Highways authorized by the Federal-Aid Highway Act of 1956, as amended
Sistema Nacional de Rodovias Interestaduais e Defesa Dwight D. Eisenhower. Créditos: https://www.fhwa.dot.gov/interstate/finalmap.cfm

Em 29 de junho de 1956, o Presidente Dwight D. Eisenhower assinou uma legislação financiando a construção do Sistema de Rodovias Interestaduais dos Estados Unidos. Para a construção de 41.000 milhas (66.000 km), ao custo de US$ 25 bilhões.

Referência

Dwight D. Eisenhower and the birth of the Interstate Highway System, US Army, acessado pela última vez em 19 de Outubro de 2021 –https://www.army.mil/article/198095/dwight_d_eisenhower_and_the_birth_of_the_interstate_highway_system


A paz que buscamos, fundada em uma confiança decente e esforço cooperativo entre as nações, pode ser fortificada, não com armas de guerra, mas com trigo e algodão, com leite e lã, com carne e madeira e arroz. Estas são palavras que se traduzem em todas as línguas da terra. Estas são as necessidades que desafiam este mundo em armas

— Presidente Dwight David “Ike” Eisenhower, 1953

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL JÁ COMEÇOU?

Guerra Biológica (Vírus), Guerra Psicológica (Mídia), Guerra Econômica (Embargos) e Guerra Cibernética (Instabilidade em Aplicativos) “A guerra não é mais...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img