Feliz Ano Novo!
Como vai o mundo? O Brasil tem jeito? Responder a essa pergunta tende a levar ao desânimo. Tudo parece de cabeça para baixo. A verdade caiu nas ruas sendo pisoteada por procissões acadêmicas, máquinas políticas e desfiles populosos. Parece que o cristianismo é uma minoria decrescente, com menos influência do que os números.
Uma das coisas que amo na Bíblia é o seu realismo. A ironia é que o mundo pensa que a Bíblia está cheia de contos de fadas. No entanto, quando você se envolve com seu ensino, você descobre que ele se encaixa em nossa humanidade. O Deus que escreveu a Bíblia diz: “Pois Ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó” (Salmos 103:14). O ensino das Escrituras é maravilhosamente realista.
Portanto, independente das circunstâncias ou épocas, o apóstolo Paulo nos ensina:
Em Gálatas 6, o apóstolo está aplicando como isso funciona na vida da igreja, enquanto ele fala de nosso dever para com o outro. Nós não vivemos a vida cristã sozinha, indivíduos isolados; minhas ações e suas ações têm um efeito profundo um no outro.
Paulo está dizendo que temos um dever para com o outro de ajudar e restaurar mutualmente, carregando os fardos. Estamos sendo instados a não viver para nós mesmos, mas semear para o Espírito, viver para Deus e nos entregar a outras pessoas. Nossa rotina diária é importante, e colheremos uma colheita enquanto vivemos para Deus.
É aqui que Gálatas 6:9–10 entra, porque viver da maneira que essa passagem aponta, tem o potencial de se tornar cansativa. Afinal, viver para os outros não vem naturalmente para qualquer um de nós. A inclinação natural do meu coração – e todos os nossos corações – está em direção ao egoísmo, então Paulo nos dá esse comando brilhante. Não nos cansemos de fazer o bem. O problema de fazer o bem é que podemos nos cansar.
Fazer o bem muitas vezes pode ser uma tarefa ingrata, pois muitas vezes não vemos a recompensa pela qual ansiamos particularmente no curto prazo. Temos um Salvador que entende o que é sentir-se cansado de fazer o bem (Isaías 49), no entanto, continuou. Ele é o nosso modelo e a nossa força.
Em suma, aqui está um imperativo baseado no indicativo do que Paulo nos ensinou sobre o evangelho e a liberdade que temos em Cristo: Devemos ansiosamente procurar fazer o bem aos outros, especialmente à família dos crentes. Gosto que Paulo diz no versículo 10, “Como você tem oportunidade.”
Não podemos fazer tudo, e devemos ser levados a nos sentir culpados pelo que não podemos fazer, mas haverá o bem que Deus colocou em nosso caminho que podemos fazer hoje e no próximo ano.
Em 2024, não nos cansemos de fazer o bem!
Feliz Ano Novo!
Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023