LAWRENCE MAXIMUS | Dia da Memória dos Mártires e Heróis do Holocausto (2024)

Lawrence Maximus
Lawrence Maximus
Mestre em Ciência Política (ESP). Cientista Político, Teólogo e Professor. Especialista em Israel e Oriente Médio.

Devemos estar unidos contra o ódio e o terror…

O Dia da Memória dos Mártires e Heróis do Holocausto (Yom Hashoah em hebraico) é um dia nacional de comemoração em Israel, no qual os seis milhões de judeus assassinados no Holocausto são homenageados.

A data foi escolhida em referência ao Levante do Gueto de Varsóvia, que ocorreu em 27 de Nissan no calendário judaico.

É um dia solene, começando ao pôr do sol no dia 27 do mês de Nisan e terminando na noite seguinte, de acordo com o costume judaico tradicional de marcar um dia. Locais de entretenimento são fechados e cerimônias memoriais são realizadas em todo o país.

As cerimônias centrais, à noite e na manhã seguinte, são realizadas no Yad Vashem (Centro Mundial de Memória do Holocausto – Israel) e são transmitidas ao vivo. Marcando o início do dia, na presença do Presidente do Estado de Israel e do Primeiro-Ministro, dignitários, sobreviventes, filhos de sobreviventes e suas famílias, reúnem-se com o público em geral para participar na cerimónia memorial no Yad Vashem, na qual são acesas seis tochas, representando os seis milhões de judeus assassinados.

Na manhã seguinte, a cerimônia no Yad Vashem começa com o soar de uma sirene por dois minutos em todo o país. Enquanto durar a sondagem, os trabalhos são interrompidos, as pessoas que andam nas ruas param, os carros param à beira da estrada e todos ficam em silêncio em homenagem às vítimas do Holocausto.

Depois, o foco da cerimônia no Yad Vashem é a colocação de coroas de flores aos pés das seis tochas, por dignitários e representantes de grupos e instituições de sobreviventes. Outros locais de lembrança em Israel, como o Kibutz dos Combatentes do Gueto e o Kibutz Yad Mordechai (Museu de História – Israel), também abrigam cerimônias memoriais, assim como escolas, bases militares, municípios e locais de trabalho.

Ao longo do dia, tanto a televisão quanto o rádio transmitiram programas sobre o Holocausto. Nos últimos anos, outros países e comunidades judaicas adotaram o Yom Hashoah, o 27º de Nisan, para marcar seu próprio dia de homenagem às vítimas do Holocausto.

O Dia da Memória dos Mártires e Heróis do Holocausto 2024 será na segunda-feira, 6 de maio. A Cerimônia de Abertura do Estado será realizada no Yad Vashem no domingo, 5 de maio, às 20:00.

Perante o crescente antissemitismo e os trágicos acontecimentos de 7 de outubro, devemos estar unidos contra o ódio e o terror…

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor