HOJE NA HISTÓRIA | Inauguração da Torre Eiffel

Vitor Marcolin
Vitor Marcolin
Ganhador do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária -- Antologia 200 Anos de Independência (2022). Nesta coluna, caro leitor, você encontrará contos, crônicas, resenhas e ensaios sobre as minhas leituras da vida e de alguns livros. Escrevo sobre literatura, crítica literária, história e filosofia. Decidi, a fim de me diferenciar das outras colunas que pululam pelos rincões da Internet, ser sincero a ponto de escrever com o coração na mão. Acredito que a responsabilidade do Eu Substancial diante de Deus seja o norte do escritor sincero. Fiz desta realidade uma meta de vida. Convido-o a me acompanhar, sigamos juntos.

A construção foi salva da demolição pelas antenas de rádio

No dia 31 de março de 1889, uma multidão de pessoas oriundas de vários países estava reunida no Campo de Marte, em Paris, para participar da inauguração de uma estranha torre que havia sido erigida para uma finalidade dupla: celebrar o primeiro centenário da Revolução Francesa e representar a França na Exposição Universal daquele ano.

Cartaz sobre a venda de ingressos à Exposição Universal de Paris de 1889

A delegação do Brasil, enviada pelo Imperador D. Pedro II, ficou abrigada sob a torre, numa posição privilegiada entre os estandes da Exposição. Originalmente a torre, que havia sido batizada em homenagem ao engenheiro Gustave Eiffel, permaneceria de pé pelo espaço de 20 anos, como símbolo do sucesso pretendido pela França na Exposição. No entanto, com o advento da era do rádio, a torre revelou-se o local ideal para a instalação de antenas transmissoras. Isto a salvou da demolição.

Torre Eiffel. Foto de Alphonse Liébert (1827–1913) [Public domain]

Com 324 metros de altura, a Torre Eiffel, desde a sua inauguração, foi a mais alta estrutura feita pelo homem até 1930, quando foi superada pelo Chrysler Building, um arranha-céu de Nova York. Os jornais da época, a fim de provocar o público com manchetes sensacionalistas, publicaram charges nas quais o ícone parisiense era comparado à Grande Pirâmide de Quéops, no Egito.

Caricatura de Gustave Eiffel comparando o tamanho de sua torre ao das Pirâmides do Egito

Atualmente, a Torre Eiffel recebe milhões de visitantes por ano. Em 2019, antes das dificuldades impostas pelo Covid-19, a torre recebeu cerca de 6,2 milhões de turistas. Ir a Paris e não vê-la é como ir a Nova York e não conhecer a Estátua da Liberdade, ou ir a Roma e não assistir a uma homilia do Papa, ou ir ao Rio de Janeiro e não levar… um tiro.

Exposição Universal de Paris: exposição brasileira. Pavilhão do Brasil. Vista à esquerda da fonte e embaixo da Torre Eiffel, 1889. Paris, França / Acervo Arquivo Nacional
Exposição Universal de Paris: exposição brasileira. 2º andar. Lateral da escada, 1889. Paris, França / Acervo Arquivo Nacional

Com informações da Enciclopédia Larousse Cultural, do portal History UOL e do site do projeto Brasiliana Fotográfica.


“O princípio fundamental da beleza arquitetônica é a perfeita adequação entre as linhas essenciais da construção e o seu uso”.

Gustave Eiffel

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

CONTO丨Agenda

VITOR MARCOLIN | Quaresma