DOSE DE FÉ | Verônica de Jerusalém

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

A exemplo de Santa Verônica de Jerusalém, devemos procurar sempre consolar as Dores de Nosso Senhor

Hoje é dia de Santa Verônica de Jerusalém.

“Verônica” é uma personagem que a Tradição coloca entre as mulheres que choram por Jesus durante a subida do Mestre ao Gólgota (Lc 23, 27-31). Ela enxuga a Face Ensanguentada de Nosso Senhor naquele momento. O nome “Verônica” é uma variante híbrida greco-latina do nome macedônio “Berenice”, e quer dizer “imagem verdadeira”. Esse episódio constitui a Sexta Estação da Via Sacra rezada pelos católicos em todo o mundo.

Santa Verônica limpa a Face de Jesus no filme A paixão de Cristo (2004)

A Tradição e testemunhos históricos afirmam que Santa Verônica levou o Véu da Sagrada Face para a Europa. Ele foi encontrado em 525, na cidade de Edessa. De lá, foi para Roma, onde ficou exposto para veneração dos fiéis na Basílica de São Pedro. Em 1638, foi levado para Igreja do Volto Santo (Sagrada Face), na cidade de Manoppello, a 190 km de Roma, onde está até hoje, exposto em um quadro.

Véu da Sagrada Face ou Véu de Verônica, exposto em Manopello

Diversos estudos realizados sobre o Véu da Sagrada Face atestam que ele não foi pintado (nem poderia, pois as fibras de que é feito não permitem pintura sobre o tecido), e apontam para a veracidade histórica de que a face ali marcada é de fato a de Jesus. Uma sobreposição feita com o Santo Sudário de Turim mostrou perfeito encaixe entre as duas imagens, com os mesmos hematomas e as mesmas manchas de sangue.

Devoção à Sagrada Face

Em 1844, uma freira carmelita da cidade de Tours, na França, Irmã Maria de São Pedro, teve um visão em que Nosso Senhor pediu-lhe que se propagasse a devoção à Sagrada Face como forma de reparação dos pecados do mundo, da mesma maneira que Santa Verônica fez ao limpar Seu rosto. O sangue, o cuspe e toda a sujeira da Face de Cristo representam os pecados do mundo, nossos pecados, e a devoção à Sagrada Face, reconhecida oficialmente por Leão XIII em 1885, constituem um alívio às dores que tantas ofensas causam ao Senhor.

Promessa de salvação[1]

Em 1945, Nosso Senhor apareceu à Bem-Aventurada Irmã Maria Pierina di Michelli e lhe pediu para que reforçasse a propagação de devoção à Sua Sagrada Face. Ele assim disse à santa freira: “Toda vez que alguém contemplar a Minha Face (com amor e espírito de oração), derramarei o Meu amor nos corações. E por meio da Minha Face obter-se-á a salvação de muitas almas.” 

Que por meio de uma vida devota e piedosa, com nossas ações e exemplos, possamos, à imitação de Santa Verônica, consolar as Dores de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Santa Verônica de Jerusalém, rogai por nós!

 

Santa Verônica consola Nosso Senhor

 

Enquanto Ele o madeiro carregava,

dentre as mulheres de Jerusalém,

uma se destacou, e sem ninguém

detê-la, com um pano que portava

 

aproximou-se, e a Face ensanguentada

e suja, e dolorida ela limpou.

Com gratidão profunda o Mestre a olhou

nos olhos, porém logo escorraçada

 

ela foi por um bruto centurião.

Ficou a olhá-Lo enquanto Ele seguia,

com o pano pendendo em sua mão,

 

e com o pesaroso coração

chorava, sem saber que ainda havia

a Ele dado uma consolação.


[1] Conheça as promessas completas de Jesus aos devotos da Sagrada Face clicando aqui.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor