DOSE DE FÉ | Turíbio de Mongrovejo

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

“Anchieta” do Peru, São Turíbio de Mongrovejo dedicou sua vida ao apostolado com que serviu na América Espanhola, por meio do qual converteu aos Céus milhares de almas

Hoje é dia de São Turíbio de Mongrovejo, bispo.

Nascido na cidade de Majorca de Campos, na Espanha, em 1538, Turíbio Affonso de Mongrovejo procedia de uma família rica e nobre. Estudou em Valladolid, Salamanca e Santiago de Compostela, formando-se em Direito. Como advogado, atuou junto à Inquisição, agindo sempre com integridade e justiça.

O rei Felipe II, percebendo suas qualidades, interveio junto ao Papa Gregório XIII para que Turíbio fosse nomeado Arcebispo na América Espanhola. O pedido do rei foi analisado e atendido, e, em 1580, Turíbio recebeu a ordenação sacerdotal junto com a nomeação como Arcebispo de Lima, no Peru.

Chegando à capital peruana em 1581, Dom Turíbio escandalizou-se com a miséria material e espiritual em que os índios viviam na colônia espanhola. Assim como São José de Anchieta, começou aprendendo a língua nativa para conseguir se aproximar dos indígenas e prosseguir com o processo de evangelização. Com o conhecimento adquirido, produziu um catecismo que traduziu para as línguas quéchua e aymara. Também como os jesuítas no Brasil, passou a defender os indígenas dos abusos e violências dos colonos.  

Dom Turíbio organizou várias comunidades e dioceses e, depois disso, assembleias e sínodos, a partir dos quais ele sistematizou a estrutura organizacional da Igreja e intensificou o processo de evangelização na América Espanhola. O sínodo que realizou em Lima, em 1582, é comparado por alguns historiadores ao Concílio de Trento.

Os frutos do trabalho de Dom Turíbio devem-se acima de tudo ao seu zelo incansável: em 1594, treze anos após sua chegada a Lima, ele já havia percorrido 15 mil quilômetros, ensinando, pregando, convertendo, organizando comunidades. Até aquele ano, ele já havia administrado o crisma a 60 mil fiéis.

O Arcebispo de Lima também fundou o primeiro seminário instituído nas Américas, e formou três grandes cristãos que se tornaram santos: Santa Rosa de Lima, São Francisco Solano e São Martinho de Porres.

São Turíbio faleceu em 23 de março de 1606, na cidade de Sanã. Antes de morrer, desfez-se de tudo o que era seu, inclusive as roupas do corpo, e entregou tudo aos pobres. Foi canonizado em 1726, pelo Papa Bento XIII, que o declarou Apóstolo e Padroeiro do Peru. São João Paulo II, em 1983, declarou-o Patrono do Episcopado Latino-Americano.

São Turíbio de Mondrovejo, rogai por nós!

 

As últimas horas de Dom Turíbio

 

Depois de cinco lustros de incansável

apostolado junto aos peruanos

nativos, Dom Turíbio viu seus anos

chegando ao fim, e, como sempre, amável,

 

de tudo seu desfez-se, até dos panos

que o corpo lhe cobriam: dispensável

toda a matéria lhe era, mas saudável

aos pobres a quem dedicou seus planos.

 

Assim, desnudo foi que se entregou,

em suas últimas horas, ao Senhor:

deste mundo, mais nada o acompanhou

 

além do vivo, e imenso, e eterno amor

nas tantas gratas preces filiais

dos seus rebentos espirituais.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor