DOSE DE FÉ | São Fabiano

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Vigésimo Papa da Igreja, São Fabiano batizou em segredo dois imperadores romanos e garantiu um inusitado período de paz para os cristãos durante o século III

Hoje é dia de São Fabiano, Papa e mártir.

Não se conhecem as origens de Fabiano. Há fontes que afirmam que ele era um fazendeiro em Roma, outras que dizem que ele era um professor, e outras, ainda, que dizem que era um estrangeiro desconhecido. O que se sabe é que ele era cristão, e que estava presente, em 10 de janeiro de 236, na assembleia em que seria o escolhido o sucessor de Santo Antero na Cátedra de Pedro. Santo Eusébio de Cesareia relata que, diante do impasse na escolha do novo Pontífice, uma pomba branca pousou sobre a cabeça de Fabiano, e os cristãos, entendendo aquilo como um sinal, aclamaram-no Papa por unanimidade.

São Fabiano governou a Igreja por 14 anos com energia e piedade. Fez um censo dos cristãos em Roma e subdividiu a cidade em sete paróquias, e designou sete subdiáconos para redigirem as Atas dos Mártires, para que não se perdesse o registro daqueles que morreram por fidelidade a Nosso Senhor. Também interveio em controvérsias entre Ocidente e Oriente, assegurando a unidade doutrinal da Igreja.

Conta uma tradição que São Fabiano chegou a batizar em segredo o imperador Felipe I e seu filho, Felipe II, e que isso garantiu um inusitado período de paz para os cristãos. No entanto, com a ascensão de Décio, um dos mais anticristãos imperadores de Roma, as perseguições foram retomadas e, em meio a elas, foi martirizado o Santo Padre Fabiano, por decapitação, em 20 de janeiro de 250.

Peçamos a intercessão de São Fabiano junto a Nosso Senhor para que sejamos dignos de um clero fiel e corajoso como ele o foi.

São Fabiano, rogai por nós!

 

A eleição do Papa Fabiano

Quando morreu o Santo Padre Antero,
puseram-se os fiéis em reunião
para eleger um novo Chefe ao clero,
e em meio à calorosa discussão

do impasse que se deu, eis que pousou
na cabeça de um fiel uma alva pomba.
A assembleia espantou-se, e silenciou
todo o ruído da tenaz quizomba.

Naquilo viram todos um sinal
de Deus, e então de pronto proclamaram
o seu novo Pontífice afinal,

e ao Senhor Jesus Cristo eles louvaram,
pois ao trono do Príncipe Romano
elevava-se o Papa Fabiano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor