DOSE DE FÉ | Nicolau de Tolentino

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Sacerdote agostiniano do século XIII, São Nicolau de Tolentino é o Padroeiro das almas do Purgatório

Hoje é dia de São Nicolau de Tolentino, sacerdote.

Nicolau nasceu em Sant’Angelo in Pontano, na Itália, em 1245. Recebeu esse nome porque seus pais, que não podiam ter filhos, fizeram uma peregrinação ao Santuário de São Nicolau de Mira, na cidade de Bari, e tiveram seu pedido atendido.

Quando tinha 20 anos, Nicolau impressionou-se com a pregação de um monge eremita agostiniano, e resolveu seguir o caminho da vida religiosa. Cinco anos depois, em 1270, foi ordenado sacerdote. No entanto, o convento de sua comunidade não lhe parecia ideal, pois, para ele, era confortável demais. Certa ocasião, na capela do convento, ouviu uma voz que lhe dizia “Tolentino, vá para Tolentino”. Conseguiu autorização dos seus superiores e para lá rumou.

Tolentino, naquele tempo, era uma cidade arrasada pela guerra civil entre duas facções políticas: os guelfos e os gibelinos. O apostolado do Padre Nicolau, naquele contexto, foi o da regeneração das almas perdidas em meio ao ódio, sobretudo por meio da pregação e dos Sacramentos. Ele percorria a cidade consolando os doentes, aflitos e moribundos, convertendo os mais iracundos mais inveterados, reunindo famílias destroçadas pelas brigas políticas. Passava horas no confessionário escutando aqueles que se arrependiam pela força de seus sermões.

Padroeiro das almas do Purgatório

Certa noite, São Nicolau teve um sonho em que um multidão de almas do Purgatório lhe suplicava por consolo. A partir de então, ele passou a oferecer muitas Santas Missas por elas. Espalhou, entre os fiéis de seu rebanho, a devoção àquelas benditas almas. Por isso, ele é considerado o Padroeiro das almas do Purgatório.

São Nicolau de Tolentino faleceu em 10 de setembro de 1305, aos 60 anos. Foi canonizado por Eugênio IV, em 5 de junho de 1446. Que ele nos sirva de exemplo com seu grande carisma, de levar consolo aos terríveis sofrimentos das almas muitas vezes esquecidas do Purgatório. Lembremos de rezar por elas sempre.

São Nicolau de Tolentino, rogai por nós!

 

O sonho do Padre Nicolau

 

Quando o Padre Nicolau

certo dia foi dormir,

nos seus sonhos escutou

de gemidos um bramir.

 

O som se intensificou,

e ele então reconheceu

que eram almas suplicando

alívio aos tormentos seus.

 

Ali mesmo, ainda no sonho,

o Sinal da Santa Cruz

ele fez e conduziu

muitas almas a Jesus.

 

Acordou e prosseguiu

vida afora sempre a orar

pro sofrimento das almas

do Purgatório aliviar.

 

Rezou tanto e com tal zelo,

com tão caridoso amor,

que tornou-se de tais almas

o seu Santo Protetor,

 

e até hoje ele intercede,

amoroso, firme e fiel,

pelas almas sofredoras,

que uma a uma leva ao Céu.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor