MURALHA DE LIVROS | Santas leituras para setembro

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Uma homenagem a 5 santos de setembro

A Muralha de Livros desta semana faz uma justa homenagem a alguns santos do mês de setembro.

Começando por São Jerônimo, celebrado no dia 30, e a quem devemos a Bíblia como a conhecemos, oferecemos aos leitores justamente a Bíblia Sagrada com a tradução do Padre Manuel de Matos Soares, recentemente publicada pela Editora Ecclesiae. O texto segue a edição de 1956, a última trabalhada pelo tradutor. Nela, o Pe. Matos Soares — com o auxílio do padre jesuíta Luís Gonzaga da Fonseca, professor no Pontifício Instituto Bíblico — revisou seu próprio texto (que traduzira décadas antes da Vulgata Latina) conforme os originais hebraicos e gregos, ouvindo provavelmente o pedido do Venerável Pio XII na Divino Afflante Spiritu (1943), para que os estudiosos católicos partissem dos originais em suas traduções da Bíblia, e que por sua vez comemorava a Providentissimus Deus (1893) de Leão XIII, sobre o estudo das Escrituras — e isso antes da descoberta dos manuscritos do Mar Morto, em 1947.

Setembro também é o mês dos Santos Arcanjos, São Gabriel, São Miguel e São Rafael, celebrados no dia 29. Em homenagem a eles, destacamos aqui a obra Os Anjos, de São Tomás de Aquino. Neste livro, o Doutor Angélico investiga a natureza do conhecimento dos anjos e da comunicação da ciência angélica por iluminações e por locuções. Com esta tradução inédita em português, o leitor poderá se familiarizar com os fundamentos da natureza angélica, para compreender melhor a exposição do Aquinate sobre as diversas questões apresentadas nesta tradução, entre elas: natureza incorpórea; intelecto e vontade; conhecimento sobre as coisas materiais; criação; livre-arbítrio; culpa; e governo divino.

Outro santo muito popular deste mês é o do dia 23, São Pio de Pietrelcina, aqui homenageado com a obra São Pio de Pietrelcina & seu Anjo da Guarda, do Padre Ángel Pena, que neste livro procura detalhar o relacionamento do Padre Pio com o seu anjo e com os anjos de seus filhos espirituais. Seus seguidores já sabiam que, em caso de qualquer dificuldade, deveriam enviar seu anjo ao Padre Pio para comunicar sua necessidade e o sacerdote providenciaria o que fosse mais conveniente.

Neste setembro mariano, Nossa Senhora é celebrada especialmente nos dias 8 (Natividade da Mãe de Deus e Nossa Senhora Menina), 12 (Santíssimo Nome de Maria) e 15 (Nossa Senhora das Dores). Para homenagear nossa querida Mãe, escolhemos o volume A infância admirável da Santíssima Mãe de Deus, de São João Eudes. Nesta obra, o santo fundador da Congregação de Jesus e Maria fala solidamente sobre doze grandes mistérios relacionados à Santa Infância de Nossa Senhora. Nestes mistérios, o autor nos expõe as virtudes que a Santíssima Virgem praticou em sua admirável infância. Explica, também, algumas outras coisas, como um pouco da história de seus santos pais, a eterna predestinação de Maria, as razões pelas quais temos de ser devotos a ela, dentre outros.

E terminamos esta Santa Muralha homenageando São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja celebrado no dia 3, com a indicação de seu livro Homilias sobre Ezequiel, publicado pela Editora Ecclesiae. O volume reúne escritos em que o Santo Pontífice reflete sobre o propósito de se estudar as Sagradas Escrituras com humildade intelectual, e não para a própria satisfação do desejo de conhecimento, cedendo-se à tentação do orgulho, sob o risco de se cair em heresias.

Enfim, são estas as homenagens da Muralha de hoje. Se seus santos de devoção não constam aqui, fica o convite a procurar obras sobre eles em nossa livraria, você pode ter gratas surpresas. Um excelente fim de semana a todos, rezem pelo Brasil, e até sábado que vem!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor