DOSE DE FÉ | Miguel, Gabriel e Rafael

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Celebrar os Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael significa reconhecer e celebrar a misericórdia de Deus para com Seus filhos

Hoje é dia de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos.

Estes três Arcanjos pertencem à alta hierarquia dos Anjos, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus na terra.

Miguel

São Miguel, cujo nome vem o hebraico e quer dizer “Quem é como Deus?”, é Príncipe guardião, o guerreiro, defensor do trono de Deus e chefe supremo dos exércitos celestes. Também á conhecido como Arcanjo da Justiça e Arcanjo do Arrependimento. É o Padroeiro da Igreja e defensor dos fiéis. Invocar seu nome é de grande ajuda contra as forças maléficas, e em nossos combates espirituais.

“O Arcanjo Miguel Derrotando Satanás”, de Guido Reni (1636)

O Arcanjo Miguel é citado em três livros das Sagradas Escrituras: a primeira vez, no Livro de Daniel, quando aparece ao profeta em uma visão após um jejum, e é identificado como o protetor de Israel (Dn 10, 13 – 21); no capítulo 12 do mesmo livro, Daniel é informado sobre o papel do Arcanjo durante o “tempo de tribulação”, quando o grande príncipe se levantará em defesa dos filhos de Deus; na Epístola da Judas (1, 9), São Miguel é identificado como o Arcanjo que enfrenta Satanás; no Livro do Apocalipse (12, 7 – 9), quando se descreve uma guerra no Céu, São Miguel é o Arcanjo que luta diretamente contra Satã e o vence.

Gabriel

São Gabriel, cujo nome pode querer dizer “homem de Deus”, ou “fortaleza de Deus”, ou “mensageiro de Deus”, é o anunciador das revelações de Deus. Nas Escrituras, ele aparece ao profeta Daniel e, entre outras revelações, anuncia-lhe a vinda do Messias (Dn 9, 21). No Novo Testamento, aparece a Zacarias para anunciar-lhe o nascimento de João Batista (Lc 1, 10 – 19), profeta precursor de Jesus Cristo. Sua aparição mais célebre é aquela em que anuncia à Santíssima Virgem o mistério da Encarnação (Lc 1, 26 – 38). Neste episódio nasceram os primeiros versos da oração Ave Maria.

“A Anunciação”, de Fra Angelico (1437 – 1446)

O Arcanjo Gabriel ainda apareceu a São José, em sonhos, para dizer-lhe que a gravidez de Maria era fruto do Espírito Santo, o que fez com que José assumisse sua missão de marido da Santíssima Virgem, pai adotivo de Jesus, e protetor e provador da Sagrada Família (Mt 2, 18 – 24). O Arcanjo também avisou a São José para que fugisse com Maria e o Menino para o Egito (Mt 2, 13), e, depois da morte de Herodes, avisou-lhe para que voltassem para Nazaré (Mt 2, 19 – 23). Ainda, São Gabriel também apareceu aos pastores de Belém para anunciar a eles o nascimento de Jesus (Lc 2, 8 – 14). Foi ele também que avisou aos reis magos para que não retornassem ao rei Herodes depois de terem visto o Menino Jesus (Mt 2, 12). São Gabriel consolou Jesus em sua agonia no Horto das Oliveiras (Lc 22, 43), e, por fim, anunciou às mulheres que Cristo havia ressuscitado (Mt 28, 1 – 7).

Rafael

São Rafael, cujo nome significa “Deus cura”, ou “cura de Deus”, é considerado o chefe dos Anjos da Guarda. É o Guardião da saúde e Chefe da Ordem das Virtudes. Em sua missão, estão incluídas as curas das feridas do corpo e da alma.

Nas Escrituras, a história do Arcanjo Rafel é narrada no Livro de Tobias, na época da revolta dos Macabeus. O núcleo central do livro é a viagem empreendida por Tobias para recuperar, em uma terra distante, um crédito de seu pai que se tornou indigente, com o acompanhamento de outro viajante. Este viajante – o Arcanjo, que tomou forma humana e chamou-se de Azarias. Durante a viagem, o Arcanjo Rafael guiou Tobias, intermediou seu casamento com Sara e o ajudou a recuperar o dinheiro que era devido ao pai do jovem. Por fim, São Rafael guiou Tobias de volta a seu pai, acompanhado de sua esposa, e curou o pai de uma doença nos olhos, que o tornava cego. Depois disso, revelou-se como um dos sete arcanjos que assistem diante de Deus e ordenou que Tobias escrevesse tudo o que lhe acontecera. Por isso, São Rafael é também o Protetor dos peregrinos.

“São Rafael”, de Bartolomé Estaban Murillo (1680)

Os Santos Arcanjos desempenham um papel importante na história da Salvação. Celebrá-los, portanto, significa celebrar e reconhecer a misericórdia de Deus para conosco, a bondade, o carinho e o cuidado que Ele tem com Seus filhos. Agradeçamos ao Pai por esse imenso amor, por essa misericórdia sem medida, e invoquemos a proteção e o auxílio do Guerreiro, do Arauto e do Médico que Ele nos enviou:

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, e rogai por nós!

São Gabriel Arcanjo, rogai por nós!

São Rafael Arcanjo, rogai por nós!

 

A Guerra

 

Quando a Serpente transmutou-se em fera,

assumindo a aparência de um Dragão,

liderou uma rebelde legião

e a guerra principiou-se na Aerosfera,

 

brutal, violenta, bárbara e severa,

na qual, contra a funesta rebelião

moveu Miguel glorioso batalhão,

e os planos do Maligno fez quimera:

 

surrou o Anjo rebelde até calcá-lo

sob os seus pés, exausto e destroçado,

para então, triunfante, arremessá-lo

 

por terra, enfim, minúsculo e humilhado,

e junto dele, a legião maldita,

relegados à lastima infinita.

 

A Saudação

 

Quando Deus Pai chamou por Gabriel

e anunciou sua próxima missão,

o Arcanjo, mal contendo sua emoção,

arrojou-se depressa lá do Céu.

 

No meio da viagem, o Anjo fiel,

em júbilo sentia o coração,

pois se lhe encarregara a Anunciação

da vinda do Salvífico Donzel.

 

Chegando à terra viu logo a menina,

a um tempo tão gloriosa e pequenina,

que encheu-o de amorosa piedade

 

e o fez curvar-se em digna humildade,

e saudá-la, repleto de alegria,

antes da Anunciação: “Ave, Maria!”

 

A cura

 

Findando sua jornada ia Tobias,

chegando acompanhado do fiel

amigo, que chamava-se Azarias,

 

mas que era, na verdade, Rafael,

o Arcanjo, que ao amigo assim falou:

“ Do peixe que pescaste pega o fel

 

e, conforme o conselho que te dou,

depõe-no aos olho de teu pai.” E então,

logo que em casa o jovem adentrou,

 

louvou a Deus, em forte comoção

seu pai cingiu a si, e obedecendo

ao Anjo, nos seus olhos fez a unção,

 

e foram gratas lágrimas descendo

pelo rosto do ancião emocionado,

que a Deus ia também agradecendo,

 

pois da cegueira havia-se curado.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor