DOSE DE FÉ | Luís Gonzaga

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Padroeiro da juventude católica, São Luís Gonzaga morreu aos 23 anos, cuidando das vítimas de uma grande peste que assolou Roma em 1591

Hoje é dia de São Luís Gonzaga, religioso.

Nascido em 9 de março de 1568, em Castiglione delle Stiviere, na Itália, provinha de família nobre. Seu pai, Ferrante de Gonzaga, era o Marquês de Catiglione, soldado e comandante do exército imperial espanhol, e sua mãe, Maria Tana Santena, foi dama de companhia de Isabel, esposa de Felipe II, da Espanha.

Como filho primogênito, cabia a Luís seguir os passos do pai. Foi introduzido no treinamento militar, com armas em miniatura, aos 4 anos de idade. Aos 5, já marchava com as tropas comandadas por seu pai.

A partir dos 8 anos de idade, Luís começou a sofrer de problemas nos rins. Recolhido em Florença enquanto estava doente, passou longo tempo lendo sobre a vida dos santos e em oração. Isso ocasionou uma transformação decisiva no menino, que passou a se escandalizar com o estilo de vida frívolo da Itália renascentista.

Aos 10 anos, Luís fez um voto privado de castidade. Aos 12, recebeu a primeira comunhão pelas mãos de São Carlos Borromeu. Por essa época, leu um livro sobre missionários jesuítas na Índia e resolveu que também queria ser missionário.

Em 1581, mudou-se com a família para a Espanha, onde tornou-se pajem do infante Diego. Por influência de um confessor jesuíta, Luís decidiu que queria ingressar na Companhia de Jesus. No entanto, ele enfrentaria dura resistência por parte de seu pai. Em 1585, já de volta à Itália, após renunciar a todos os seus direitos de herança, foi aceito para o noviciado na Ordem, sob orientação de São Roberto Belarmino.

Em fevereiro de 1588, ainda com 19 anos, recebeu as ordens menores e começou a estudar Teologia para preparar-se à ordenação sacerdotal, o que não chegou a acontecer. Em 1590, teve uma visão de São Gabriel Arcanjo, que lhe anunciou a sua morte dali a um ano.

Em 1591, Roma foi tomada por uma praga e os jesuítas abriram um hospital na cidade para os doentes. Mesmo com seu estado de saúde comprometido devido às complicações renais que o acompanhavam desde a infância, Luís cuidou incansavelmente das vítimas da peste, até que ele mesmo contraiu a doença. Assim, em 21 de junho daquele ano, cumpriu-se o que avisara o Arcanjo Gabriel, e Luís Gonzaga, aos 23 anos, olhando para o crucifixo e evocando o nome de Nosso Senhor, partia para juntar-se às hostes celestes.

A fama de santidade de São Luís Gonzaga espalhou-se logo após sua morte. Foi beatificado pelo Papa Paulo V em 1605, e canonizado por Bento XIII em 1729, que o declarou Padroeiro dos jovens estudantes. Em 1926, Pio XI declarou-o Padroeiro de toda a juventude católica. Posteriormente, também foi declarado Padroeiro das vítimas da peste, dos pacientes com AIDS e seus cuidadores, e da cidade de Valmonte. Constitui modelo para seminaristas, noviços e todos os jovens devotos.

São Luís Gonzaga, rogai por nós!

 

Oração a São Luís Gonzaga

 

Por toda a juventude, ó jesuíta

Luís Gonzaga, roga neste dia

e sempre e muito mais, junto a Maria,

a nossa Mãe Beatífica e Bendita:

 

que dentre os jovens surjam padres santos,

nos quais teu beato espírito se veja,

e que sejam guardiões da Santa Igreja,

mesmo que em meio a mil tormentos tantos.

 

Intercede, eu te rogo, ó São Luís,

pela cura da prole adoecida,

cujas almas se encontram por um triz

 

de serem ao abismo arremetidas.

Por santos jovens como ti, intervém,

puríssimo Luís Gonzaga. Amém.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor