DOSE DE FÉ | Henrique

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Neto de Carlos Magno, Santo Henrique é o único imperador da História a ter sido alçado a santo

Hoje é dia de Santo Henrique, imperador.

Nascido em 973, Henrique era filho de Henrique I, Duque da Baviera, e neto de Carlos Magno. Foi educado por São Wolfgang, Bispo de Ratisbona e um dos três grandes santos da Alemanha do século X.

Em 995, Henrique herdou de seu pai o ducado da Baviera. Em 1002, com a morte de seu primo Oto III, que não deixou herdeiros, foi eleito entre os príncipes o mais bem preparado para assumir o trono da Alemanha. Doze anos mais tarde, em 1014, ele foi coroado por Bento VIII imperador do Sacro Império Romano Germânico, junto com sua esposa, Santa Cunegundes, na Basílica de São Pedro, em Roma.

Enquanto imperador, Santo Henrique ficou conhecido como O Piedoso por sua dedicação à fé cristã. Trabalhou em parceria com o Papado e os monges da Abadia de Cluny em diversas reformas morais junto ao clero e aos leigos.  Ajudou a manter a ordem contra clérigos e nobres rebeldes, mantendo firmes as relações entre Estado e Igreja. Por recomendação sua, Bento VIII instituiu a oração do Credo Niceno-Constantinopolitano na santa missa aos domingos. A partir de sua influência, Santo Estevão, rei da Hungria, a quem Henrique entregou sua irmã Gisela como esposa, disseminou o catolicismo naquele país.

Mensagem misteriosa

Há uma curiosidade sobre Santo Henrique e sua preparação para um frutífero e piedoso reinado. Logo que ele assumiu o trono da Alemanha, aos 23 anos, teve um sonho em que seu falecido mestre São Wonfgang escrevia na parede de seu quarto a mensagem “Entre seis”. Pensou ser um presságio sobre sua morte dali a seis dias. Por isso, durante esse período ele se purificou por meio da oração e da penitência. Passados seis dias, nada aconteceu. Então, continuou com sua rotina de orações e penitências por seis meses, e o resultado foi o mesmo. Prosseguiu com os mesmos hábitos por seis anos. Ao fim desse período, ele ascendia como imperador, espiritualmente preparado para o cargo.

O santo imperador faleceu em 13 de julho de 1042, aos 51 anos, sem deixar herdeiros e encerrando a linhagem dos otonianos à frente do Sacro Império Romano Germânico. Algumas fontes dizem que ele e Santa Cunegundes não tiveram filhos porque haviam feito voto de castidade. Canonizado em em 1146 e aclamado como Apóstolo da Paz do século XI, ele constitui modelo de governante que reconhece que todo o seu poder vem de Deus e a Ele deve ser consagrado.

Santo Henrique, rogai por nós!

 

A escalada de Santo Henrique

 

Um dia, quando o rapazola Henrique,

subindo ao trono muito novo ainda,

achando-se tão próspero e tão chique,

em sonhos recebeu uma bem-vinda

 

visita de seu mestre falecido,

que lhe deixou um aviso misterioso,

que assim dizia: “Em seis”. Muito aturdido,

meditando no informe nebuloso,

 

o jovem rei pôs-se a purificar

a si, mediante austeras penitências,

enquanto muito mais se fez orar

por seis dias inteiros, e a experiência

 

o fez seguir a mesma sã rotina

por mais seis meses, e depois seis anos,

até que a Providência, repentina,

de todo o Império alçou-o soberano,

 

ao maior sólio, enfim, bem preparado,

e dez anos após o seu comando

à frente do glorioso Sacro-Estado,

de frente ao Rei dos Reis prostrou-se quando

foi ao seu Reino Eterno convocado.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor