33 C
São Paulo
terça-feira, 21 setembro, 2021

Batalha por Henderson Field: o Heroísmo do Sargento John Basilone contra 3.000 japoneses

Revista Mensal
Jonas Buccinihttp://www.revistaesmeril.com.br
Patriota, Conservador e Entusiasta da História Militar!

Durante a Campanha de Guadalcanal, um bravo sargento receberia a Medalha de Honra por incríveis atos em batalha

A campanha de Guadalcanal se iniciou em 7 de Agosto de 1942, sendo a primeira grande ofensiva terrestre realizada pelos Aliados no Teatro de Operações do Pacífico após o ataque japonês à Pearl Harbor (Hawaii), em Dezembro de 1941, responsável pelos EUA entrarem na Segunda Guerra Mundial.

Aviões da ”Força Aérea Cactus” (USAF) lotam o Campo de Henderson, Guadalcanal, Outubro de 1942.

Objetivavam ocupar e manter essa ilha (Guadalcanal), evitando que fosse utilizada como satélite do Império Japonês para um avanço total contra a Oceania (especificamente a Austrália). O Campo de Henderson Field era um aeródromo no norte da Ilha de Guadalcanal, originalmente construído pelos japoneses nos seus esforços de avançarem contra a Austrália, sendo mais tarde ocupada pelos americanos na invasão. Os Japoneses posteriormente fizeram novos desembarques na ilha e por inúmeras vezes tentaram recuperar esse aeródromo.

O Ataque

Mapa de batalha da Contra-Ofensiva japonesa, 23-26 de Outubro de 1942. As forças japonesas atacavam o oeste do Rio Matanikau (esquerda) e no perímetro do Rio Lunga pelo sul (direita).

De 23 a 26 de Outubro de 1942, os japoneses iniciaram mais uma ofensiva para retomar o Campo de Henderson Field. Essa foi a última de três grandes ofensivas terrestres conduzidas pelos japoneses durante a campanha de Guadalcanal para reconquistar o aeródromo. A primeira foi a Batalha do Tenaru (clique aqui para acessar o artigo) e a segunda foi a Batalha de Edson’s Ridge (clique aqui para acessar o artigo).

Ao anoitecer de 23 de Outubro, os japoneses começaram um avanço pelo perímetro oeste da Foz do Matanikau (Esquerda no Mapa) e lançaram um ataque contra as defesas dos fuzileiros navais. No dia seguinte, os americanos enviaram reforços do 2º Batalhão-7º Fuzileiros Navais, deixando os homens do 1º Batalhão-7º Fuzileiros Navais por conta própria no perímetro leste do Rio Lunga (Direita no Mapa).

Sargento John Basilone defendendo sua posição de metralhadora na série ”The Pacific” (HBO-2010)

Às 01:00 do dia 25 de Outubro, após uma forte tempestade, os japoneses iniciam a ofensiva pelo perímetro do Rio Lunga, em direção aos homens do 1º Batalhão-7º Fuzileiros Navais. O ataque foi brutal, com combates corpo-a-corpo, japoneses presos no pesado arame farpado em frente à linha dos fuzileiros, morteiros, artilharia e repelidos fortemente por metralhadoras. Mas a ferocidade de batalha dos americanos também foi fundamental. Uma seção de metralhadoras liderada pelo Sargento John Basilone matou quase todos os membros da 9ª Companhia Japonesa do 3º Batalhão do Major General Yumio Nasu. O combate perdurou ao longo do dia, mas na manhã seguinte de 26 de Outubro, os japoneses cancelaram quaisquer novos ataques e ordenou que suas forças recuassem para a selva.

John Basilone

Representação artística do Sargento John Basilone em ação em Guadalcanal (1942).

Nessa batalha, o Sargento John Basilone foi agraciado com a Medalha de Honra por extraordinário heroísmo.

”Por extraordinário heroísmo e bravura conspícua em ação contra as forças inimigas japonesas, acima e além do chamado do dever, enquanto servia no 1º Batalhão, 7º Fuzileiros Navais, 1ª Divisão de Fuzileiros Navais na Área de Lunga. Guadalcanal, Ilhas Salomão, em 24 e 25 de outubro de 1942.

Enquanto o inimigo martelava nas posições defensivas dos fuzileiros navais, o Sargento Basilone, encarregado de 2 seções de metralhadoras pesadas, lutou bravamente para conter o ataque selvagem e determinado. Em um ataque frontal feroz com os japoneses explodindo suas armas com granadas e morteiros, uma das seções do Sargento Basilone, com seus membros, foram colocadas fora de ação, deixando apenas 2 homens capazes de continuar.

Movendo uma arma extra para a posição, ele a colocou em ação, então, sob fogo contínuo, consertou outra e pessoalmente a guiou, corajosamente segurando sua linha até que os reforços chegassem. Um pouco mais tarde, com a munição criticamente baixa e as linhas de abastecimento cortadas, o Sargento Basilone, com grande risco de vida e em face do ataque inimigo contínuo, lutou seu caminho através das linhas hostis com munições urgentemente necessárias para seus artilheiros, contribuindo assim em grande medida para a aniquilação virtual de um regimento japonês.

Seu grande valor pessoal e iniciativa corajosa estão de acordo com as mais altas tradições do Serviço Naval dos Estados Unidos. ”

– Citação da Medalha de Honra.

Em 19 de Fevereiro de 1945, John Basilone caiu em combate de forma heróica no ataque às praias de Iwo Jima após destruir uma casamata japonesa e abrir caminho para os homens prosseguirem. Ele foi condecorado postumamente com a Cruz da Marinha, sendo o único fuzileiro naval alistado a ser homenageado tanto com a Cruz da Marinha como com a Medalha de Honra.

Referência

Battle of Guadalcanal, Britannica, acessado pela última vez em 02 de Julho de 2021 – https://www.britannica.com/event/Battle-of-Guadalcanal


”Com confiança nas nossas forças armadas, com a grande determinação do nosso povo, iremos alcançar o inevitável triunfo – assim Deus nos ajude.”

– Discurso do Presidente Franklin D. Roosevelt (EUA) ao Congresso, 8 de Dezembro de 1941. Declaração de Guerra ao Japão.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL JÁ COMEÇOU?

Guerra Biológica (Vírus), Guerra Psicológica (Mídia), Guerra Econômica (Embargos) e Guerra Cibernética (Instabilidade em Aplicativos) “A guerra não é mais...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img