Durante a Campanha de Guadalcanal, um episódio de extremo heroísmo foi demonstrado por dois jovens americanos

A Campanha de Guadalcanal se iniciou em 7 de Agosto de 1942, sendo a primeira grande ofensiva terrestre realizada pelos Aliados no Teatro de Operações do Pacífico após o ataque japonês à Pearl Harbor (Hawaii), em Dezembro de 1941, responsável pelos EUA entrarem na Segunda Guerra Mundial.

Mapa do Império Japonês no auge de sua expansão (1942 – Revista Life).

Objetivavam ocupar e manter essa ilha (Guadalcanal), evitando que fosse utilizada como satélite do Império Japonês para um avanço total contra a Oceania (especificamente a Austrália). O Campo de Henderson Field era um aeródromo no norte da Ilha de Guadalcanal, originalmente construído pelos japoneses nos seus esforços de avançarem contra a Austrália, sendo mais tarde ocupada pelos americanos na invasão. Os Japoneses posteriormente fizeram novo desembarque na ilha e por inúmeras vezes tentaram recuperar esse aeródromo.

Campo de Henderson Field ocupado por americanos (1942).

Foi nesse cenário que na madrugada do dia 21 de agosto de 1942, o fuzileiro naval Albert “Al” Andrew Schmid e seus amigos, o cabo LeRoy Diamond e o fuzileiro John Rivers, estavam posicionados com sua equipe de Metralhadora Browning M1917 no Rio Ilu. Todos da Companhia “H” do 2nd Battalion, 1st Marines. Quando se inicia um contra-ataque das forças imperiais japonesas buscando recuperarem o Campo de Henderson Field. Nisso, Rivers é morto por uma bala na cabeça, Schmidt rapidamente assume a metralhadora disparando contra os inimigos e Diamond o auxilia carregando os cinturões com 250 munições. Até que Diamond é ferido no braço levando a Schmidt ter que disparar e carregar o armamento.

Mapa do perímetro em Guadalcanal, mostrando as posições americanas e os locais dos ataques japoneses durante a Batalha do Tenaru.

Utilizando rajadas curtas para evitar o superaquecimento, Schmid continuou disparando a metralhadora ao ponto que mesmo com rajadas curtas ela superaqueceu e ficou em um vermelho reluzente. Notaram então que os japoneses tinham atingido o sistema de refrigeração à água da metralhadora. O combate seguia frenético até que um soldado japonês rastejando jogou uma granada, ferindo Schmid no ombro, braço, mão e rosto. Mas, apesar de estar cego pela explosão, Schmid retomou a arma, disparando e substituindo cintos de munição, enquanto Diamond gritava instruções em seu ouvido, sobre o direcionamento dos tiros para as posições inimigas. Os japoneses continuavam a tentar atravessar o rio Ilu.

Batalha do Tenaru sendo retratado no primeiro episódio da série ”The Pacific” (HBO – 2010).

O Whitey Jacobs, um dos membros do batalhão, pulou na trincheira de Schmid e Diamond, para estancar os ferimentos deles. Schmid foi então levado em uma maca para ser mais bem tratado. Em um momento pegou sua Pistola Colt M1911 .45 na mão e estendeu ao seu Tenente dizendo: “Acho que não vou precisar mais disso, senhor”. Então desmaiou. Dos 800 japoneses que atacaram naquela data, apenas 14 feridos foram resgatados e um foi capturado ileso. Na manhã seguinte, mais de 200 japoneses foram contados mortos em frente à posição de Schmid e Diamond e por ‘’extraordinário heroísmo e coragem excepcional’’ ambos receberam a Cruz da Marinha. Ambos conseguiram sobreviver à Guerra.

Soldados japoneses mortos pelos fuzileiros navais americanos (USMC), no banco de areia na foz de Alligator Creek, Guadalcanal, na manhã de 21 de Agosto de 1942.

Reagindo com descrença às notícias referentes a essa batalha, os oficiais japoneses prepararam planos para enviar mais tropas para Guadalcanal e tentar novamente recapturar o Campo de Henderson Field. Uma segunda grande ofensiva japonesa em Guadalcanal iria ocorrer cerca de três semanas depois, na Batalha de Edson’s Ridge (na qual você pode ler clicando aqui), usando uma força muito maior do que a que tinha sido usada na Batalha do Tenaru. O Inferno no Pacífico só estava começando.

Referência

Sgt. Albert A. Schmid, MILITARY.COM, acessado pela última vez em 19 de Maio de 2021 – https://www.military.com/history/sgt-albert-a-schmid.html


”Com confiança nas nossas forças armadas, com a grande determinação do nosso povo, iremos alcançar o inevitável triunfo – assim Deus nos ajude.”

– Discurso do Presidente Franklin D. Roosevelt (EUA) ao Congresso, 8 de Dezembro de 1941. Declaração de Guerra ao Japão.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar