O Museu Gregoriano Egípcio, no Vaticano, conserva a atmosfera da época dos Faraós

A terra que fora testemunha de fatos bíblicos de grande significação como o refúgio de Abraão, o zelo de José, o cativeiro dos hebreus, as dez pragas e o refúgio da Sagrada Família sempre exerceu verdadeiro fascínio. O Egito é, com efeito, o berço de uma civilização cuja influência, — sobretudo no âmbito científico, da matemática — assimilada pela cultura helênica, permanece sobre o Ocidente. A sede da Igreja Católica, cumprindo a vocação da “religião da inteligência”, é centro também de ciência, de preservação e divulgação do conhecimento.

No contexto da fundação do Museu Gregoriano Egípcio, como atestam as crônicas da época, “o Papa ordenou não mais comprar objetos nem etruscos nem gregos nem romanos, mas somente egípcios“. Era o dia 2 de abril de 1838, e o Papa era Gregório XVI. A primeira metade do século XIX testemunhou o entusiasmo que a nova ciência chamada Egiptologia despertou nas inteligências sedentas por perscrutar os segredos desta civilização. Em 1822, o francês Jean Francois Champollion descobriu as chaves de interpretação dos enigmáticos hieróglifos. Assim como foi com a Astronomia, com a criação de observatórios sofisticados, o Vaticano contribuiu positivamente com a Egiptologia. No dia 16 de fevereiro de 1839 era fundado o Museu Gregoriano Egípcio.

“Assim como na época da sua fundação, o Museu Gregoriano Egípcio é um local vivo, com uma porta sempre aberta ao diálogo internacional e à partilha do conhecimento”.

Alessia Amenta, curadora da coleção vaticana

O canal de comunicação oficial do Vaticano, o Vatican News, divulgou uma série chamada “Celata Pulchritudo: Os segredos dos Museus Vaticanos“, na qual o segundo capítulo é dedicado ao Museu Gregoriano Egípcio. Com esse esforço de mídia o Vaticano tem o propósito de divulgar mais das belezas universalmente reconhecidas das obras-primas das coleções vaticanas.

Os Museus Vaticanos conservam obras-primas reconhecidas universalmente.

Com informações do Vatican News.

“A verdadeira ciência descobre Deus esperando atrás de cada porta”.

Papa Pio XII

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar