23.6 C
São Paulo
domingo, 19 setembro, 2021

Batalha de Smolensk: quando os alemães capturaram mais de 300.000 soldados soviéticos

Revista Mensal
Jonas Buccinihttp://www.revistaesmeril.com.br
Patriota, Conservador e Entusiasta da História Militar!

No início de Agosto de 1941, os alemães avançavam ao interior da URSS

Em 22 de Junho de 1941, se iniciava a invasão da União Soviética pela Alemanha, a maior campanha militar de todos os tempos. Uma invasão com um número de homens sem precedentes (4 milhões), uma frente de 2.900 quilômetros de extensão e divididos em três grupos de ataque (Grupo de Exércitos Norte, Centro e Sul). Nesse tema, há artigo em minha coluna, que você pode acessar clicando aqui.

Soldados alemães nos arredores de Smolensk (1941).

Na segunda fase da Operação Barbarossa, o alvo passou a ser a cidade de Smolensk, onde grande combates ocorreram no mês de Julho de 1941. Em 5 de Agosto de 1941, mais de 300.000 soldados soviéticos são capturados pelo avanço implacável da ”Blitzkrieg” (Guerra-Relâmpago) da Wehrmacht alemã no front oriental.

Hitler na Frente de Batalha, 4 de Agosto de 1941.

Um dia antes, Hitler visitou o Grupo de Exércitos Centro (Heeresgruppe Mitte), para discutir com seus Generais os próximos passos da invasão. As cartas na mesa desse grande jogo estratégico contavam com o direcionamento das tropas a Moscou (capital russa) ou a Ucrânia (satélite soviético com recursos necessários para a máquina de guerra alemã).

Mapa da evolução da invasão até seu limite operacional rumo a Moscou, em 5 de Dezembro de 1941.

A Wehrmacht já começava a dar sinais de problemas logísticos, devido ao tamanho continental da URSS, que impossibilitava a reposição rápida de equipamentos da Alemanha ao Campo de Batalha. Além de não terem a capacidade de repor os homens perdidos na frente de batalha com a velocidade desejada e que seu complexo industrial-militar não conseguiria compensar as perdas de armas, munições e demais equipamentos por muito tempo.

Como resultado, as tropas alemãs foram direcionadas para a Ucrânia, ocorrendo a Primeira Batalha de Kiev – o maior cerco de tropas na história – onde os alemães tiveram uma vitória brutal. Mas com isso, a Operação Typhoon (Invasão de Moscou) foi atrasada em um mês, tempo significativo para os soviéticos prepararem suas defesas e diminuir a janela de atuação antes do inverno russo se aproximar. O resto é história.

Referência

THE SOVIET UNION AND THE EASTERN FRONT, United States Holocaust Memorial Museum, acessado pela última vez em 03 de Agosto de 2021 – https://encyclopedia.ushmm.org/content/en/article/the-soviet-union-and-the-eastern-front


”Enquanto a filosofia que declara uma raça superior e outra inferior não for finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada; enquanto não deixarem de existir cidadãos de primeira e segunda categoria de qualquer nação; enquanto a cor da pele de uma pessoa não for mais importante que a cor dos seus olhos; enquanto não forem garantidos a todos por igual os direitos humanos básicos, sem olhar a raças, até esse dia, os sonhos de paz duradoura, cidadania e governo irão continuar a ser uma ilusão fugaz, a ser perseguida mas nunca alcançada.”

– Liga das Nações, Discurso da Majestade Imperial Haile Selassie I (Ras Tafari), Imperador da Etiópia, 1936.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL JÁ COMEÇOU?

Guerra Biológica (Vírus), Guerra Psicológica (Mídia), Guerra Econômica (Embargos) e Guerra Cibernética (Instabilidade em Aplicativos) “A guerra não é mais...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img