Mais do que a eliminação física do Führer, oficiais alemães buscavam destruir a estrutura político-estatal dos nazistas

Com a derrota alemã em Stalingrado (em Fevereiro de 1943) e com o avanço Aliado a partir do Dia-D na Normandia-França (em Junho de 1944). A posição alemã no conflito se tornara insustentável. Agora a derrota e a subjugação pelos inimigos eram iminentes.

Liderados por Claus Schenk Graf von Stauffenberg, um Coronel aristocrático da Wehrmacht (assim como muitos outros oficiais dentro do Exército Alemão), esse grupo de conspiradores tomaram para si o destino do povo alemão diante do desfecho inevitável. Outros nomes famosos como Friedrich Olbricht e Henning von Tresckow, participaram dessa conspiração para assassinar o Führer Adolf Hitler e tomar o poder das mãos do Partido Nacional-Socialista.

A Operação Valquíria

A Operação Valquíria era um plano operacional de emergência, desenvolvido para o Exército de Reserva do Exército Alemão (Wehrmacht Heer) tomar o controle da nação em caso de um rompimento da Lei e da Ordem em um cenário de Crise. A Wehrmacht não estava sob os tentáculos diretos das forças paramilitares do Partido Nazista, como a SS (Schutzstaffel).

Tropas da Wehrmacht prendendo líderes da SS e do Partido Nazista, cena do filme ”Valkyrie” (2008)


O plano foi aprovado pelo próprio Führer Adolf Hitler, pretendia-se que fosse usado no caso de uma perturbação política, levante dos trabalhadores forçados dos países ocupados países, etc. Os conspiradores modificaram o plano com a intenção de usar a força de reserva alemã para tomar o controle das cidades do país, desarmar a SS e prender as liderança partidárias nazista após um assassinato de Hitler.

Colocando o Plano em Ação

Claus von Stauffenberg (na extrema esquerda) encontrando Adolf Hitler na Toca do Lobo.

Em 20 de Julho de 1944, pouco depois da hora do almoço em um dia quente de verão na Wolfsschanze (Toca do Lobo, quartel-general de Hitler em uma floresta da Prússia Oriental), Stauffenberg contrabandeou uma pasta cheia de explosivos para uma reunião, onde Hitler estava sentado ao redor de uma grande mesa de madeira junto com outros 22 oficiais.

Stauffenberg colocou a pasta embaixo da mesa, deu uma deixa para sair e observou de longe a explosão. Confiante de que a missão tivesse sido um sucesso, se apressou em retornar a Berlim.

Resultado

Tropas da Wehrmacht em direção de prédios da administração nazista durante a execução da operação, cena do filme ”Valkyrie” (2008)

Milagrosamente, uma explosão que matou quatro pessoas em uma sala, apenas deixou Hitler com alguns cabelos queimados e os ouvidos zunindo. Além disso, a hesitação de alguns em momentos cruciais e a falta de pessoas para por em prática um plano que na teoria era irreversível, proporcionou uma margem de tempo para um contra-ataque de inteligência por parte dos Nazistas.

Hitler e Mussolini no próprio dia 20 de Julho de 1944 vendo os resultados da explosão.

Ao passo de que em apenas doze horas, por volta da meia-noite, Hitler já havia esmagado a rebelião. Stauffenberg e três outros foram executados por um pelotão de fuzilamento em Berlim já na madrugada do dia 21 de Julho. Nas semanas seguintes, outras 140 pessoas envolvidas na conspiração foram mortas e mais de 5.000 conspiradores e oponentes políticos presos.

Referência

July Plot, Britannica, acessado pela última vez em 20 de Julho de 2021 – https://www.britannica.com/event/July-Plot


”Enquanto a filosofia que declara uma raça superior e outra inferior não for finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada; enquanto não deixarem de existir cidadãos de primeira e segunda categoria de qualquer nação; enquanto a cor da pele de uma pessoa não for mais importante que a cor dos seus olhos; enquanto não forem garantidos a todos por igual os direitos humanos básicos, sem olhar a raças, até esse dia, os sonhos de paz duradoura, cidadania e governo irão continuar a ser uma ilusão fugaz, a ser perseguida mas nunca alcançada.”

– Liga das Nações, Discurso da Majestade Imperial Haile Selassie I (Ras Tafari), Imperador da Etiópia, 1936.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :