23.6 C
São Paulo
domingo, 19 setembro, 2021

1º de Setembro de 1939: início da Segunda Guerra Mundial

Revista Mensal
Jonas Buccinihttp://www.revistaesmeril.com.br
Patriota, Conservador e Entusiasta da História Militar!

O maior conflito armado da história se iniciava

A Segunda Guerra Mundial começou em 1° de Setembro de 1939, com a invasão da Polônia por parte dos alemães. No ano seguinte (1940), de Abril a Junho, seria a vez da Europa Ocidental ser varrida pela Blitzkrieg (guerra-rêlampago) alemã. Caindo perante o poderio militar da Wehrmacht: Dinamarca, Noruega, Luxemburgo, Holanda, Bélgica e a França. Restando apenas a Inglaterra.

Today in History: Oct. 6 | WTOP
Desfile da Vitória Militar Alemã, em 5 de outubro de 1939, Varsóvia (Polônia).

A batalha pela Polônia durou apenas um mês, pois, os alemães tiveram um avanço esmagador através de sua nova tática militar inovadora, chamada ”Blitzkrieg” (Guerra-Relâmpago). A França e a Grã-Bretanha declararam guerra à Alemanha dois dias após a invasão da Polônia. Em 17 de setembro de 1939, a União Soviética, contando com um acordo contido no pacto de não-agressão entre Hitler-Stalin, invadiu também pelo leste a Polônia, dividindo assim o país conquistado com a Alemanha.

75 years ago, Hitler invaded Poland. Here's how it happened. - Vox
Adolf Hitler, ”Führer und Reichskanzler” (Líder e Chanceler), saudando as Tropas da Wehrmacht na Polônia, 1939.

Tudo isso ocorreu por conta do objetivo nazista de que um ”Großgermanisches Reich” (Grande Reich Germânico) fosse concretizado. O anseio predador por novos territórios na visão geopolítica Nacional-Socialista Alemã, que ia além de simplesmente reconquistar os antigos territórios germânicos perdidos ao fim da Primeira Guerra Mundial, tinha raízes no antigo conceito do antropogeográfico Friedrich Ratzel. De um ”Lebensraum” (Espaço Vital) para o povo alemão, da ”Drang nach Osten” (Necessidade de Ir para o Leste).

Mapa teórico do ‘Großgermanisches Reich” (Grande Reich Germânico) e seu ”Lebensraum” (Espaço Vital).

Em inúmeros momentos o Mundo realmente correu o enorme risco de uma Vitória Alemã, que pareceu inevitável. Como já estudamos em um artigo em nossa coluna (você pode acessar clicando aqui). Mas por conta de alguns problemas estratégicos, logísticos, de inteligência e uma pitada de azar, a maré virou e quem conquistou uma Vitória decisiva foram os Aliados.

Referência

AXIS ALLIANCE IN WORLD WAR II, United States Holocaust Memorial Museum, acessado pela última vez em 1 de Setembro de 2021 – https://encyclopedia.ushmm.org/content/en/article/axis-alliance-in-world-war-ii


“Lutaremos nos mares e oceanos, lutaremos com confiança crescente e força crescente no ar, defenderemos nossa ilha, qualquer que seja o custo. Lutaremos nas praias, lutaremos nos terrenos de desembarque, lutaremos nos campos e nas ruas, lutaremos nas colinas; nunca nos renderemos (…)”

– Primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill, trecho do discurso “We Shall Fight on the Beaches“(Lutaremos nas Praias). Câmara dos Comuns, Parlamento do Reino Unido, 4 de Junho de 1940.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL JÁ COMEÇOU?

Guerra Biológica (Vírus), Guerra Psicológica (Mídia), Guerra Econômica (Embargos) e Guerra Cibernética (Instabilidade em Aplicativos) “A guerra não é mais...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img