O Primeiro Escalão dos nossos Pracinhas chega ao Teatro de Guerra contra os Alemães

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi a força militar brasileira que contava com 25.445 soldados, responsáveis pela participação do país na Segunda Guerra Mundial, no Teatro de Operações do Mediterrâneo (Aliados), especificamente na Itália.

Medalha De Campanha da FEB.

A Chegada

29 de Junho de 1944: o embarque da FEB para a Itália.

Em 16 de Julho de 1944, o 1º escalão de tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB), cerca de 5 mil homens sob o comando do General Zenóbio da Costa, desembarcam na Itália no Porto de Nápoles, rumo a serem incorporados ao 5º Exército Americano (U.S. Army North – Fifth Army). Eles tinham partido do Porto do Rio de Janeiro em 29 de Junho, pelo gigantesco navio de transporte de tropas americano ”General Mann” (que foi usado na Segunda Guerra Mundial, Guerra da Coreia e na Guerra do Vietnã).

Navio de transporte de tropas no Rio de Janeiro.

Um episódio curioso ocorreu durante esse desembarque: por estarem ainda com os antigos uniformes do Brasil, de cor esverdeada, semelhante ao dos alemães, alguns civis napolitanos vaiaram os soldados da FEB. Pensando que fossem prisioneiros de guerra alemães capturados pelos Aliados. Mas ao constatarem a presença de negros, mulatos e índios e o nome “Brasil” inscrito nas mangas, se deram conta de que não eram alemães.

Tropas brasileiras em Nápoles (Itália)

Saindo do porto, os pracinhas deram de cara com os horrores e a miséria da guerra, ouviram agora pedidos de ajuda.

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) em números ao fim do conflito

  • Efetivo total: 25.445
  • Inimigos capturados pela FEB: 20.573
  • Mortos no Teatro de Operações de Guerra: 457
  • Integrantes aprisionados pelo inimigo: 35
  • Feridos em ação por armas de guerra: 2.577
  • Divisões alemãs que lutaram contra a FEB: 9
  • Divisões italianas que lutaram contra a FEB: 3
  • A tropa de infantaria foi constituída dos seguintes regimentos: 1º Regimento de Infantaria – Rio de Janeiro (RJ); 6º Regimento de Infantaria – Caçapava (SP); 11º Regimento de Infantaria – São João Del Rei (MG).

Referência

75 ANOS DO DESEMBARQUE DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA EM SOLO ITALIANO, Exército Brasileiro, acessado pela última vez em 16 de Julho de 2021 – https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/75-anos-do-desembarque-da-forca-expedicionaria-brasileira-em-solo-italiano


”Por mais terras que eu percorra, não permita Deus que eu morra, sem que volte para lá. Sem que leve por divisa, esse ”V” que simboliza a Vitória que virá!”

– Trecho da ”Canção do Expedicionário”.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :